Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas

Escolha uma Categoria

59 Produtos
Filtros
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Modelo
Tonalidade
Faixa de Preço

Diluentes

A pintura é uma parte essencial na fase de acabamento de um projeto. Para ter bons resultados, é necessário preparar adequadamente os materiais que serão utilizados. Os diluentes, por exemplo, são produtos muito importantes para tornar a aplicação de algumas tintas mais fácil e eficaz.

Diferentemente das tintas à base de água, as que têm óleo na composição precisam de solventes específicos, conhecidos como diluentes. Aqui no site da Telhanorte, você encontra diversas soluções para diluir seus produtos. Continue a leitura e saiba mais sobre os itens disponíveis no catálogo!

O que são diluentes e para que servem?

Diversas substâncias funcionam como diluentes. No entanto, nem todas são apropriadas para diluir tintas. Por isso, é muito importante entender quais soluções podem ser utilizadas no processo da pintura. De forma geral, para preparar tinturas, é preciso usar solventes verdadeiros.

Esses solventes têm capacidade de diluir ou solubilizar tintas à base de óleo, esmaltes e verniz. Eles são líquidos altamente voláteis que alteram a textura dessas matérias-primas, mas não anulam as qualidades e as características essenciais.

O solvente mais utilizado para diluir tintas é a aguarrás. Inclusive, algumas tinturas e esmaltes têm a substância na composição. Além da aplicação como diluente, esse produto também pode ser utilizado para remover graxa.

Aguarrás: o principal diluente para tintas, esmaltes e vernizes

Utilizada em proporções corretas, a aguarrás consegue deixar as tintas mais viscosas e fluidas, facilitando a aplicação. O produto é muito versátil, pois também pode ser usado para a limpeza de diferentes peças e materiais.

Por isso, ela pode ser aplicada em itens feitos de metal, madeira e, até mesmo, em tecidos. Na indústria, é possível encontrar dois tipos de aguarrás. Conheça as características de cada um a seguir.

Aguarrás vegetal

Originalmente, o produto era extraído da resina de pinheiro e, atualmente, é conhecido como aguarrás vegetal. A composição pode variar conforme a espécie da árvore. A coloração também depende da matéria-prima e pode ser incolor ou amarelada.

Aguarrás mineral

Diferentemente da vegetal, a aguarrás mineral é obtida por meio da destilação do petróleo. Geralmente, é incolor e tem odor menos intenso. Essa substância é classificada como um solvente orgânico, por isso, ela que é utilizada para diluir tintas.

Aqui na Telhanorte, você encontra aguarrás mineral e outros tipos de diluentes das marcas mais conceituadas do mercado: Coral, Suvinil, Sayerlack, Natrielli, Stain e muitas outras.

Diferenças entre aguarrás e thinner

Por conta das semelhanças, muitas pessoas acreditam que aguarrás e thinner são o mesmo produto. Contudo, as substâncias têm formulações e aplicações diferentes: a primeira é um solvente utilizado para diluir tintas, enquanto a segunda é uma mistura de solventes e outros compostos químicos.

O thinner profissional também é um diluente, porém, tem alto poder de obstrução. Por isso, ele altera não somente a textura, como também as qualidades e as características do produto em que é aplicado. Ele é utilizado principalmente para a remoção de tintas e limpeza de acessórios de pintura.

O thinner pode fazer com que a tinta seque mais rápido, entretanto, ela perde o brilho e pode ficar enrugada. Logo, ele não é indicado para pintura. Todavia, alguns tipos desse produto podem ser utilizados para a diluição de tinturas acrílicas, funcionando como um diluente acrílico.

Cuidados ao utilizar diluentes de tinta

É importante ressaltar que diluentes de tinta são substâncias inflamáveis e tóxicas caso inaladas ou ingeridas. Além disso, também podem causar irritações na pele. Portanto, ao manuseá-las, é preciso ter muito cuidado e utilizar equipamentos de proteção (EPIs), como óculos, máscara facial e luvas.

Quando for aplicar o produto, certifique-se de que o cômodo está bem ventilado e longe de combustíveis. Lembre-se de lavar bem as mãos após utilizar o diluente e armazenar a solução em local apropriado, ou seja, ao abrigo dos raios solares e das fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Aguarrás e thinner: encontre aqui, na Telhanorte!

Os diluentes apropriados facilitam muito a aplicação das tintas. O catálogo da Telhanorte oferece diversas opções desse e de outros produtos e acessórios de que você precisa para a sua pintura. Venha conferir e aproveite!