As telas possuem inúmeras aplicações e podem ser utilizadas para várias finalidades. Tanto na construção civil quanto na agricultura e na indústria, elas conferem isolamento, resistência e proteção a diferentes espaços.
Compostas por tramas de aço, as telas são encontradas em modelos variados. Úteis em qualquer projeto, elas devem ser escolhidas com cuidado, considerando as especificações de uso de cada tipo. Por isso, preparamos um guia para ajudar você a decidir as melhores opções para cada instalação. Confira!
As telas e malhas são extremamente versáteis e podem ser usadas em construções, reformas, indústria e agricultura, para diferentes finalidades. Confeccionadas em aço, elas oferecem resistência e durabilidade, podendo ser encontradas em diferentes tipos, com características específicas.
Entre as diversas aplicações, podemos destacar a estruturação e a uniformização das bases de construções, em locais como calçadas, contrapisos, lajes e piscinas. Elas também servem para delimitar áreas de construções, reformas e plantações.
Na indústria, são muito úteis para filtrar, peneirar e separar substâncias, além de garantirem a proteção de equipamentos. Tantas funcionalidades se devem às inúmeras possibilidades de aplicações conferidas pelas ligas de aço.
As telas estão disponíveis em vários formatos, espessuras e níveis de resistência. Cada configuração é indicada para usos específicos, sendo que a escolha do material depende da aplicação desejada. A seguir, veja os principais tipos!
Esse tipo é feito com tiras resistentes e pouco espaço entre as tramas das malhas. Por isso, são boas opções de telas para cercamento e podem ser usadas em janelas, portões e cercas. Também podem ser aplicadas em pisos de concreto para casas, garagem e quadras.
Feita da combinação de carbono e ferro, a tela de aço galvanizado é revestida com materiais resistentes à corrosão. É indicada para áreas externas, já que resiste a água, sol e mudanças de temperatura. Dessa forma, ela pode ser utilizada como tela tapume, filtros e peneiras industriais.
Com tramas largas, esse tipo de tela é muito utilizado como cobertura, em contrapisos e lajes pré-fabricadas. Também é possível encontrar o modelo com espaçamentos pequenos entre as tramas, que pode ser utilizado para cercar diferentes áreas, como canteiros de obra.
A tela de aço inox é feita com a fusão entre aço, cromo e níquel. O material possui resistência à corrosão e não enferruja. Assim, ele possui várias aplicações na indústria e na construção civil, sendo indicado até mesmo para o uso residencial.
A tela soldada é ideal para projetos que exijam materiais de alta resistência e durabilidade. Ela pode ser usada em diferentes aplicações, como na construção de casas sustentáveis, pavimentos rodoviários, paredes de contenção, vigas, entre outros.
As malhas de aço também são utilizadas para garantir contenção, estrutura, resistência e proteção em locais variados. Os principais tipos de malha são a leve, a média, a reforçada e a pesada. A diferença entre eles é a espessura e o distanciamento entre os fios.
Os modelos também são usualmente chamados de malhas pop ou telas estruturantes. Essa estrutura metálica pré-fabricada possui fios transversais e longitudinais, sobrepostos e soldados. Elas são muito utilizadas em obras residenciais e comerciais.
A malha de ferro, outro nome que o material recebe, também serve de base para a construção de contrapisos e lajes. Entre as várias utilidades do produto, podemos destacar o aumento da resistência e da durabilidade de estruturas de concreto, já que ajudam a evitar rachaduras e desabamentos.
Gostou de saber mais sobre telas e malhas? Aqui na Telhanorte, você encontra os modelos ideais para qualquer obra, reforma ou instalação. É só escolher o tipo mais indicado para as características do projeto e comprar com apenas alguns cliques!
Também conheça nossa seção de materiais de construção, que traz mais opções de peças de aço, produtos para impermeabilização e proteção, forros, acabamentos e muito mais. Acesse agora e conheça!