Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
0 Produto
oops!
Nenhum produto foi encontrado

O que eu faço?

  • Verifique os termos digitados.
  • Tente utilizar uma única palavra.
  • Utilize termos genéricos na busca.
  • Procure utilizar sinônimos ao termo desejado.

Primer

A impermeabilização é essencial para proteger a edificação dos danos causados pela água e pela umidade excessiva. Utilizando produtos adequados, como o primer asfáltico, é possível evitar o surgimento de infiltrações, mofo e outros problemas.

O primer impermeabilizante oferece muitas vantagens. Ele aumenta a aderência de mantas e fitas asfálticas, possibilitando impermeabilizar lajes, vigas e outras estruturas externas. Saiba mais informações e adquira o produto no site da Telhanorte!

O que é primer asfáltico?

Para entender a importância de utilizar o primer na impermeabilização de um projeto, é preciso saber a definição do produto. Trata-se de uma solução asfáltica, indicada para promover a aderência entre uma superfície e a manta asfáltica.

No mercado da construção civil, existem diversos tipos de impermeabilizantes. As mantas asfálticas são os materiais mais conhecidos devido à versatilidade e à resistência. Elas são ideais para proteger estruturas expostas à água da chuva e aos agentes poluentes do ar.

As mantas podem ser utilizadas em lajes, terraços, estacionamentos, calhas, telhados, banheiros, entre outros locais, porque são impermeabilizantes flexíveis. Isso significa que elas são capazes de se adaptarem à contração e à expansão da estrutura, causadas pela variação térmica.

Já o primer funciona como intermediário entre o substrato e a manta impermeabilizante. Ele atua como um adesivo, preparando a superfície para aderir à manta. A aplicação pode ser chamada de imprimação da superfície.

Vantagens do primer asfáltico

Além de ampliar a aderência das superfícies e diminuir o risco de transtornos futuros, o primer asfáltico oferece outros benefícios. De forma geral, a solução já vem pronta para o uso. A consistência é líquida e não exige a utilização de muitas ferramentas. Por isso, possibilita uma fácil aplicação.

Outra vantagem do primer é o tempo reduzido de secagem. Dependendo do fabricante e das condições climáticas, pode ser de 4h a 6h. Para melhorar, o produto apresenta alto rendimento.

Tipos de primer

Há dois tipos de primer asfáltico para mantas. Apesar de terem a mesma função, as soluções podem ser indicadas para casos diferentes. Por isso, é importante conhecer as características de ambas.

Primer à base de solvente

O primer à base de solvente pode ser chamado de pintura asfáltica ou solução asfáltica diluída. Ele é composto de asfalto modificado e solventes. Após a aplicação, eles evaporam, resultando em uma membrana sólida e aderente.

O primer à base de solventes pode ser utilizado em vários tipos de superfícies, como cerâmica, fibrocimento, metal e madeira. Porém, é indicado especialmente para áreas feitas de concreto ou argamassa.

Primer à base de água

Já o primer asfáltico à base de água é um tipo de emulsão, constituída por asfalto e água. A composição também conta com emulsionante, responsável por promover a mistura dos líquidos.

De forma semelhante ao solvente, a água evapora após a aplicação. Um diferencial é o alto poder de aderência, inclusive em superfícies úmidas.

Aplicação do primer asfáltico

Ainda que a aplicação do primer para manta asfáltica não seja complexa, precisa ser realizada por um profissional da área. Para utilizar o material, é fundamental garantir que a superfície esteja limpa, seca e íntegra, sem rachaduras, buracos e outras irregularidades.

Pode ser necessário preparar a superfície e esperar o processo de cura antes de aplicar a solução asfáltica. Para evitar acidentes, o uso do produto deve ser feito com equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, óculos e máscara.

Geralmente, a solução já vem pronta e dispensa a adição de qualquer outra substância. Basta misturar o produto para a consistência ficar homogênea. Confira as orientações do fabricante, pois as indicações de uso e tempo de secagem podem variar.

Para a aplicação, é possível utilizar trincha, broxa, pincel, rolo de espuma ou vassoura de cerdas macias. Entretanto, o equipamento mais indicado é o rolo de lã de carneiro. Por fim, respeite o tempo de secagem para aplicar a manta asfáltica.

Você encontra produtos impermeabilizantes aqui, na Telhanorte!

Gostou de conhecer as vantagens do primer asfáltico? Então, não perca tempo e adquira-o agora mesmo! No site da Telhanorte, você encontra outros produtos para impermeabilizar construções. Aproveite a visita e venha conferir!