Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Promoções Nossas Lojas
Produtos

Transformadores

Transformadores e autotransformadores são peças elétricas capazes de converter um valor de tensão em outro por meio da indução eletromagnética. Dessa forma, a corrente elétrica é transformada a fim de suprir a necessidade do aparelho ou da rede elétrica.

Na prática, isso significa que, com o uso de transformadores elétricos e autotransformadores, você pode, por exemplo, ligar um aparelho 220V em uma tomada 110V – assim como o contrário também vale.

Então, qual é a diferença entre o transformador e o autotransformador? Quando cada um deles é mais indicado? Quais são os preços de transformadores? Como escolher o melhor equipamento? Confira, abaixo, todas as dicas da Telhanorte para responder a essas perguntas!

O que são transformadores e autotransformadores?

Todo cuidado é pouco quando falamos sobre a rede elétrica de uma casa. Por isso, se você procura por transformadores ou autotransformadores, indicamos que entenda quais são as melhores opções do mercado para garantir, além do melhor preço, segurança e qualidade na instalação.

A seguir, veja uma breve explicação sobre a função e a composição de cada um desses equipamentos, entendendo as diferenças entre eles e as principais indicações de uso dos transformadores e autotransformadores.

Transformadores

Para converter um valor de tensão em outro e manter o equilíbrio de uma rede elétrica, os transformadores são compostos por duas bobinas separadas: uma feita para o circuito de entrada e outra feita para o circuito de saída. No centro, há um núcleo de ferro.

A bobina de entrada recebe a energia e a bobina de saída libera a nova tensão elétrica. Ao receber a corrente elétrica, a bobina de entrada gera um fluxo magnético que induz uma corrente na bobina secundária.

Nesses casos, a proporção entre as tensões de entrada e saída é a mesma entre os números de espirais das bobinas. Na situação em que um transformador com 1.000 espirais na bobina primária e 500 na bobina secundária recebe uma tensão de 100V, por exemplo, a tensão de saída será de 50V.

Autotransformadores

Um autotransformador também converte os valores da tensão de entrada em outros valores de saída. No entanto, os valores de saída não precisam ser proporcionais aos de entrada. Portanto, para uma tensão de entrada, é possível gerar diferentes valores de tensão de saída.

Diferentemente dos transformadores comuns, o autotransformador possui apenas um enrolamento em torno do núcleo de ferro. A desvantagem desse equipamento é a ausência de isolamento entre os circuitos conectados.

Por outro lado, o autotransformador possui como vantagem o custo reduzido para realizar quase a mesma função do transformador, uma vez que ele leva menos materiais na própria construção. Além disso, o autotransformador tem um rendimento maior e uma menor queda de tensão.

Garanta a segurança da sua família

Na hora de adquirir um transformador ou autotransformador de 110 para 220V, por exemplo, o mais importante é garantir a compra de produtos de qualidade e marcas certificadas.

Você pode utilizar transformadores ou autotransformadores em diversos ambientes da sua casa, como cozinha ou lavanderia. O importante é escolher o modelo de acordo com as especificações que o seu aparelho a ser transformado precisa.

Considere consultar um eletricista experiente para saber qual modelo de transformador 200V ou 110V você deve comprar, de acordo com o tipo de aparelho que deseja utilizar e a voltagem dele.

Compre transformador e autotransformador na Telhanorte

Precisa de um transformador ou autotransformador para a sua casa? Então, não perca tempo e confira todas as opções disponíveis na loja online da Telhanorte! Em nosso site, você encontra equipamentos de marcas consagradas, como a Forceline, que certamente vão atender suas necessidades.

Aproveite e confira todo o setor de elétrica da Telhanorte, que conta com peças como tomadas e interruptores, adaptadores, eletrodutos e conduítes. Em caso de dúvidas, visite presencialmente uma de nossas lojas e converse com nossos atendentes, que estão sempre prontos para ajudar.