Reator de lâmpada
Externo ou integrado, o reator de lâmpada é um aparelho indutor, utilizado em lâmpadas e outros tipos de dispositivos elétricos. Ele tem a função de filtrar a tensão da rede elétrica, controlando as variações de corrente. Assim, ele mantém a voltagem adequada para o funcionamento das lâmpadas.
Além disso, esse aparelho aumenta a vida útil das lâmpadas e reduz consideravelmente o consumo de energia elétrica. Então, a seguir, saiba mais sobre o reator de lâmpada e as características dele.
Tipos de reatores de lâmpada
Existem reatores adequados para cada tipo de lâmpada e tensão da rede. Sendo assim, conheça os principais modelos encontrados no mercado e escolha o ideal para a instalação elétrica do seu imóvel.
Reator de lâmpada fluorescente
As lâmpadas fluorescentes são vantajosas, pois economizam até 80% de energia elétrica em comparação com as incandescentes, por exemplo. Além disso, elas são muito versáteis e podem ser utilizadas em residências ou empresas, justamente por proporcionarem excelente iluminação.
Porém, para elas funcionarem, é preciso ter um reator de lâmpada fluorescente, pois existem modelos de lâmpadas que não possuem esse dispositivo integrado. Como falamos, ele é necessário para estabilizar a corrente elétrica e manter a voltagem necessária ao bom funcionamento da lâmpada.
Reator de alto fator
O reator de alto fator é normalmente utilizado em locais que possuem grandes instalações, como edifícios, shoppings, agências bancárias, hospitais, entre outros. Ele está disponível no mercado para operar lâmpadas com potência de 20, 32 e 40W.
Esse tipo de reator proporciona maior economia de energia, pois é composto por um circuito que controla as variações de tensão. Isso reduz os riscos de prejudicar os equipamentos ligados, assim como os gastos com a manutenção da instalação elétrica dos imóveis, principalmente com a substituição de fios.
Reator para lâmpada tubular
Geralmente, o modelo tubular fluorescente necessita de um reator de lâmpada para funcionar. Isso porque ele não possui um driver integrado que adapta a tensão da energia elétrica à potência adequada para funcionar.
Por isso, é necessário instalar um reator para lâmpada tubular adequado. Há modelos de alto fator disponíveis para uma ou duas lâmpadas. Também é importante prestar atenção na potência das lâmpadas utilizadas, que costumam apresentar 20 ou 40W.
Reator eletrônico bivolt
O reator eletrônico bivolt é feito com tecnologia de ponta que permite operar lâmpadas fluorescentes com mais eficiência e durabilidade. Ele funciona em alta frequência (>20 kHz).
Há modelos que comportam lâmpadas de 16, 20, 32 e 40W de potência sem precisar de acessórios de partida, como starters. Além disso, esse dispositivo é vantajoso por apresentar menor consumo de energia elétrica em relação aos reatores bivolt eletromagnéticos.
Quando substituir o reator de lâmpada
Como mencionamos, existem lâmpadas que já vêm com reator acoplado, mas outros modelos, principalmente lâmpadas fluorescentes tubulares, necessitam desse dispositivo. Se você utiliza esse tipo de lâmpada, é importante verificar se há defeitos no reator para substituí-lo se for o caso.
Uma dica é observar o funcionamento da lâmpada: se apresentar baixa luminosidade, ela provavelmente não está recebendo a quantidade necessária de corrente elétrica para operar.
Isso pode indicar problemas com o reator de lâmpada e, para resolver, basta trocá-lo. Já se a lâmpada tiver manchas escuras, o defeito está nela, que provavelmente está no fim da vida útil.
Encontre reatores de lâmpadas na Telhanorte
Como vimos, o reator de lâmpada oferece diversas vantagens para a iluminação da sua casa. Aqui na Telhanorte, você encontra opções para uma ou duas lâmpadas com potências de 110V, 220V e bivolt.
Também disponibilizamos complementos e acessórios de iluminação, como soquetes, fios, cabos, além de lâmpadas fluorescentes brancas ou amarelas. O que está esperando? Acesse o nosso site e, se tiver dúvidas, conte com a ajuda dos nossos consultores para fazer sua compra!