O aquecedor de água elétrico esquenta a água mais rapidamente e é bem menor em comparação com os aquecedores a gás. Por isso, geralmente, ele é usado em pontos específicos, como torneiras, hidromassagem, duchas manuais, etc.
O aquecedor de água elétrico residencial funciona como se você instalasse um chuveiro em diferentes pontos da casa. Inclusive, ele opera da mesma forma. Assim, nos dias mais frios, você sempre pode ter água quente. Veja as dicas da Telhanorte sobre aquecedores e qual é o melhor para você!
O aquecedor de água elétrico Lorenzetti e Fame são ideais para casas que não têm saídas para a instalação a gás. Isso porque o aparelho tem dimensões menores e não exige instalação hidráulica específica.
Uma das informações que você deve considerar na sua escolha é a voltagem. Há aquecedor de água elétrico 220V ou 127V. Informações sobre potência também são relevantes para saber se o aquecedor de água elétrico será usado na pia da cozinha, no chuveiro, na ducha higiênica ou na torneira de banheiro.
A instalação externa é rápida e fácil, e a peça fica embaixo da pia, garantindo o mínimo de interferência na decoração do espaço. O aquecedor esquenta a água por passagem, ou seja, aquece a água instantaneamente após ser ligado. Não à toa, ele também é chamado de aquecedor de passagem.
Quem busca uma solução rápida e prática deve considerar instalar um aquecedor de passagem elétrico. O produto ocupa pouco espaço e é fácil de instalar, pois não exige tubulação específica, ou seja, nenhum buraco na parede.
A conexão é feita na parte externa, na parte inferior da pia. Você só precisa conectar o aquecedor elétrico à fonte de água e fazer a ligação dos fios. O custo-benefício desse tipo de produto também é uma das grandes vantagens, pois o uso não gera altos gastos com energia, sendo uma versão mais econômica.
A troca da resistência costuma ser muito simples no aquecedor de água elétrico de passagem. A peça fica encaixada no corpo do aparelho e protegida por uma tampa vedada com uma borracha. Vale sempre lembrar que, antes de realizar a troca, é necessário desligar o disjuntor.
Como falamos há pouco, o aparelho pode ser instalado em qualquer ponto de saída de água. Um aquecedor de água elétrico para chuveiro, por exemplo, pode ser usado naquela unidade que libera somente água fria. Isso dá mais versatilidade na hora de trocar a água quente pela fria.
Já o aquecedor de água elétrico para torneira é ideal para torneiras de pia de cozinha, banheiro e até tanques de lavar roupa. Neste caso, instale-o em um local protegido da luz, chuva e calor. Ele deixará a água quente quando for necessário e vai ser mais confortável, principalmente nos dias mais frios.
O aquecedor de água elétrico de acumulação é também chamado de boiler. Ele funciona como um tanque que acumula água quente, costuma armazenar pelo menos 100 L e serve para abastecer diversos pontos ao mesmo tempo. O boiler tem a vantagem de oferecer controle do volume de vazão e da temperatura da água.
A vantagem do boiler é abastecer vários pontos com água quente ao mesmo tempo. Assim, não é necessário instalar as versões menores de forma individual. Porém, vale verificar se você precisa aquecer vários pontos simultâneos ou apenas um.
Aquecedor de água elétrico de qualidade tem o selo Procel de consumo de energia e segurança, e você encontra esses aparelhos na Telhanorte. Há vários modelos à sua disposição, para você levar aquele que atende suas necessidades. Aproveite e complete sua lista de material de construção!