Quando chuveiros, torneiras e outras saídas de água da residência estão com pouca vazão, algumas tarefas cotidianas podem ficar mais trabalhosas. Para evitar esse tipo de incômodo, é possível instalar pressurizadores de água e melhorar o funcionamento da sua rede hidráulica.
Quer entender melhor como funciona um pressurizador? Então, não deixe de ler abaixo. Após conhecer as utilidades do aparelho, aproveite e adquira o modelo ideal para seu lar, aqui no site da Telhanorte!
Quando a pressão natural da água é baixa, a vazão nos pontos de consumo da residência é reduzida, atrapalhando a rotina dos moradores. Isso pode acontecer principalmente em casas e sobrados com caixas d'água muito baixas, apartamentos térreos ou coberturas. É aí que entra o pressurizador de água.
Os pressurizadores de água são aparelhos elétricos que podem ampliar a vazão nos pontos de consumo. Eles funcionam como bombas que estabilizam ou aumentam a pressão e o fluxo da água.
Dependendo do modelo, eles podem alimentar um ponto de vazão específico, como uma máquina de lavar, ou servir toda a rede hidráulica da casa. Os pressurizadores de água também podem ser instalados para facilitar o funcionamento de aparelhos, como aquecedores de água a gás.
Além disso, eles são responsáveis pela distribuição da água em diferentes pontos. Portanto, é possível utilizar torneiras, chuveiros ou outras saídas de água simultaneamente, sem ter problemas de vazão em nenhum deles. Assim, esse equipamento contribui para o conforto dos moradores da residência.
No mercado, há três tipos de pressurizadores de água: com fluxostato, com pressostato e com inversor de frequência. Cada modelo possui finalidades diferentes, por isso é importante conhecer as características e as aplicações.
Esse tipo de pressurizador é indicado para casos em que a pressão da água é baixa em apenas um ponto. Ele pode funcionar como um pressurizador de chuveiro, por exemplo, e melhorar a qualidade do seu banho.
Isso é possível, porque o pressurizador com fluxostato possui um sensor inteligente, que ativa o funcionamento da bomba somente nos momentos em que há fluxo de água. Dessa forma, se estiver instalado na torneira, esse equipamento só será acionado quando você abrir essa saída de água.
Já o pressurizador com pressostato mantém a pressão da água na rede hidráulica constantemente, havendo consumo ou não. Ele é ativado sempre que há queda na pressão da água e, após alcançar a vazão ideal, é desativado automaticamente.
Por isso, ele funciona como um pressurizador para caixa d'água. É indicado especialmente para pessoas que possuem problemas com o baixo volume de água em todos (ou quase todos) os pontos da casa.
Semelhante ao pressostato, o pressurizador com inversor de frequência também é capaz de manter a rede com pressão o tempo todo. Contudo, ele atua de forma mais inteligente, pois controla a pressão de acordo com a demanda.
Isso porque o sistema funciona a partir de uma bomba com rotação variável. Então, quando há uma grande necessidade de vazão, a rotação é maior. Logo, quando não há muita necessidade, a rotação é menor, o que economiza energia.
Na hora de escolher um pressurizador de água automático, é importante considerar qual modelo é mais adequado para atender suas demandas. Para isso, verifique quais pontos da casa estão com baixa pressão. Além disso, você pode contar com o auxílio de profissionais da área.
Para melhorar o fluxo de água da sua casa, conte com o auxílio de pressurizadores de água de qualidade. Aqui na Telhanorte, você encontra diferentes modelos e outras soluções para sua rede hidráulica. Aproveite a visita e venha conferir!