Eletrodutos

O eletroduto nada mais é do que um cano (duto) rígido e resistente por onde serão passados os cabos de energia que alimentarão terminais como tomadas e interruptores, que estão colocados dentro das caixas de luz, ou ainda conduletes dentro do circuito elétrico. 

Os eletrodutos são instalados no interior de paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica.

Uma de suas características mais marcantes é serem anti-chamas para evitar incêndios  proveniente de curto-circuitos.

Ao contrário dos conduítes flexíveis e corrugados, os eletrodutos são rígidos e feitos de um material mais espesso geralmente de PVC ou eletroduto galvanizado em aço

Logo se vê que é muito importante utilizar os eletrodutos corretamente em todas as instalações elétricas, pois é um item de extrema importância para garantir a segurança do local. Também por isso é preciso escolher uma marca de confiança como o eletroduto Tramontina ou Tigre. 

Nem todos os eletrodutos são iguais, e existem normas a serem seguidas, que padronizam a utilização de modelos adequados para cada parte do projeto elétrico.

Tipos de Eletrodutos

A ABNT possui normas técnicas que devem ser seguidas para garantir a segurança.

Em ABNT NBR 5410:2004 estão estabelecidas as regras sobre a resistência mecânica e segurança na propagação de chamas.

Eletroduto galvanizado preto

Ou eletroduto de aço galvanizado preto de seguir as normas NBR 5597 e NBR 5598 e são mais indicados para instalações elétricas externas. 

Ele é muito importante pois faz a proteção da instalação elétrica, garantindo a maior duração e, principalmente, segurança para esses fios.

O eletroduto galvanizado é resistente ao tempo, água e vapor, o que evita ferrugem.

Eletroduto de PVC rígido

Para áreas internas você pode escolher o eletroduto de PVC rígido em uma instalação embutida tanto em pisos como em lajes

Você pode usar os eletrodutos externos de PVC rígido também na decoração. É recomendável que a instalação aparente de eletroduto de PVC seja feita na cor cinza. 

Eletroduto corrugado 

O eletroduto corrugado é um tipo de eletroduto flexível. Ele é usado em grande parte das instalações. 

Sua flexibilidade permite que ele acompanhe a estrutura da construção.

Curva 90º para eletroduto

A curva 90º para eletroduto PVC é usada na distribuição dos circuitos elétricos.Ele permite a conexão de eletrodutos e conduletes. 

Tamanho do eletroduto

Quando você for comprar o eletroduto para sua obra é importante garantir que está atendendo as normas, entre elas, a de tamanho do diâmetro do eletroduto. 

Os eletrodutos de 1 polegada e 2 polegadas são os mais comuns. Entretanto, confirme sua necessidade na tabela abaixo. 

Para sua instalação elétrica também pode ser necessário o uso de acessórios como luva para conduite, luva de emenda eletroduto ¾ de polegada e luva de pressão. 

Melhores preços para eletroduto

É chegada a hora de fazer sua escolha e buscar pelos melhores preços de eletrodutos. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra diversos tipos de eletroduto de marcas confiáveis com certificação de segurança. 

Acesse também nosso departamento de Elétrica e encontre tudo o que você vai precisar para essa etapa da obra: eletrodutos e conduítes, caixas e quadros elétricos, tomadas e interruptores, fios e cabos e mais.   

Na nossa loja virtual você também encontra tudo o que precisa para sua cozinha e lavanderia, banheiro, área externa, além dos melhores materiais de construção e itens para obras em geral. 

Aproveite nosso cartão de crédito Telhanorte e acesse as melhores condições de pagamento do mercado. 

Confira abaixo nossas as melhores ofertas de eletroduto galvanizado preto e PVC.

  • Calcule a Metragem 1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.