Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
797 Produtos
Filtros
Subcategoria
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Modelo
Quantidade de Lâmpadas
Tonalidade
Voltagem
Faixa de Preço

Luminárias

A luz certa pode valorizar objetos decorativos, criar sensações visuais e contribuir para a ergonomia de qualquer ambiente. Assim, na hora de planejar a iluminação do projeto, uma boa dica é investir em diferentes tipos de luminárias.

Incorporar luminárias à decoração é uma forma criativa de deixar os cômodos mais charmosos e funcionais. Elas podem ser usadas na parede, no teto ou no chão e até ficar apoiadas em móveis. Além disso, fornecem luz direta, indireta ou difusa. Para ajudar você a escolher os modelos ideais, reunimos os tipos mais comuns. Veja a seguir!

Abajures

Os abajures são luminárias de mesa muito conhecidas e utilizadas pela maioria das pessoas. Eles são fáceis de instalar e podem ser encontrados em inúmeros tamanhos, cores e materiais, por isso combinam com qualquer estilo de decoração.

Também é possível utilizar vários tipos de lâmpadas, com tonalidades variadas, o que torna esse acessório decorativo bem versátil. Ao utilizar esse tipo de luminária, você consegue uma iluminação difusa e suave, perfeita para salas e quartos.

Arandelas

Outro exemplo de iluminação indireta é o uso das arandelas. Essas charmosas luminárias de parede projetam a luz refletida pela superfície, criando uma sensação visual suave e aconchegante.

Por serem presas na parede, elas podem ser utilizadas em áreas internas e externas, sendo indicadas para iluminar quartos de dormir, corredores, jardins e varandas. As arandelas complementam facilmente a decoração, já que direcionam a luz tanto na vertical quanto na horizontal.

Lustres

Os lustres também estão entre os modelos populares. Esses tipos de luminárias de teto são muito utilizados em projetos clássicos e sofisticados, uma vez que se destacam pelo design.

Parecidos com os pendentes, eles costumam ser mais requintados e podem ser encontrados em diversos materiais, como cristal e vidro. Dessa forma, é possível elaborar uma decoração criativa com esse tipo de peça em salas de estar e jantar.

Plafons

O plafon é um tipo de luminária embutida no teto, que direciona a luz para cima, criando uma iluminação indireta. Ele está disponível em modelos redondos, quadrados e retangulares, além de tamanhos variados.

Por fornecerem uma luz difusa e agradável, os plafons são indicados como fonte de luz central. Assim, eles podem ser combinados com outros tipos de iluminação e são ótimas opções de luminárias para quarto.

Luminárias pendentes

As luminárias pendentes são versáteis e vêm em modelos e tamanhos diversos. O diferencial delas está na grande variedade de materiais disponíveis: há peças feitas de tecido, plástico, metal, vidro, entre outros.

Penduradas no teto por cabos ou fios, elas fornecem luz direta, sozinhas agrupadas. Desse modo, são excelentes para iluminar bancadas de cozinha, mesas de centro e jantar, mezaninos e espaços de leitura.

Spots

Os spots são luminárias que podem ser instaladas no teto ou em paredes. Geralmente, eles são formados por pequenas lâmpadas dispostas em conjuntos. A forma de utilização é bem simples, uma vez que eles podem ser embutidos na superfície ou acoplados em trilhos.

Por fornecer uma luz forte e direcionada, esse tipo de luminária pode ser usado tanto como iluminação principal quanto secundária. Por isso, é comum vê-lo destacando espelhos e quadros ou iluminando cômodos inteiros.

Luminárias de chão

As luminárias de chão — ou piso — são formadas por uma coluna e base que pode ser apoiada em qualquer local. Certamente, é o modelo mais fácil de integrar à decoração, já que não existe nenhuma limitação quanto ao local de utilização.

Essas luminárias são um bom complemento para a decoração de ambientes pequenos. Elas ocupam pouco espaço e podem ficar próximas a móveis, portas e janelas.

Invista na iluminação de qualquer espaço com as luminárias da Telhanorte!

Para iluminar a área de refeições, destacar um espaço de leitura ou deixar a área de descanso mais acolhedora, investir em luminárias faz toda a diferença. Aqui na Telhanorte, você encontra uma seleção completa de modelos para caprichar na iluminação do projeto. É só acessar e escolher o seu!