Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas

Rebolos

Os rebolos são ferramentas usadas para polimento, retirada do excesso de materiais duros e até afiação. Eles têm o formato de um disco, são feitos de materiais abrasivos e geralmente funcionam em equipamentos como lixadeiras, esmerilhadeiras e politrizes.

Vamos conhecer os tipos de rebolo, os materiais de que são feitos e as diferentes espessuras que você encontra na Telhanorte. No site, fica mais fácil comprar o tipo ideal para seu trabalho e levar as ferramentas certas para os rebolos!

Tipos de rebolo

Há três tipos: o rebolo diamantado, o de óxido de alumínio e o de carbureto de silício. Estes materiais conferem características especiais aos acessórios e são usados em situações diferentes.

Diamantado

O disco de rebolo diamantado é criado a partir da organização e da aplicação de diversos grãos de diamantes industriais. O diamante é o material mais duro do mundo, tendo uma alta capacidade de corte para cerâmicas, vidro, concreto e até porcelanato.

Óxido de alumínio

As versões de óxido de alumínio estão entre os rebolos abrasivos, sendo muito utilizadas para lixar ferramentas e dar um alto poder de corte. Outro uso da ferramenta é o desbaste, que é a retirada do excesso de material duro como aço, rebarbas e aparas.

Carbureto de silício

O disco de rebolo de carbureto de silício contém um material muito duro e ideal para lixar latão e madeira. Por conta da resistência, ele faz um trabalho de acabamento e até polimento de forma muito mais precisa.

Uso dos rebolos

Usados com lixadeiras, politrizes ou esmerilhadeiras, os rebolos ajudam muito no trabalho de profissionais que lidam constantemente com concreto, ferro ou madeira.

Uma das marcas disponíveis na Telhanorte é o rebolo Norton, em várias espessuras e para usos diferentes. Com ele, dá para desbastar metais e concreto. Porém, ao comprar o tipo certo de rebolo, verifique se ele serve para metais em geral ou apenas aço, já que a composição é diferente.

Quando for instalar o disco de rebolo, desligue o equipamento, retire o parafuso que o fixa na ferramenta e prenda com cuidado. Aperte firmemente e, ao ligá-lo novamente, certifique-se de que está tudo bem preso para desempenhar seu trabalho.

Cuidados com ferramentas

O uso de ferramentas de corte, desbaste ou lixação exige equipamentos especiais de proteção individual para o profissional. Assim, use máscara de proteção, luvas grossas e sapatos de segurança, para evitar acidentes.

Outro cuidado necessário ao usar estas ferramentas é trabalhar sobre uma superfície seca e plana, para você ter mais apoio na hora da utilização. Depois de encerrar o trabalho, recolha as aparas e os excessos, especialmente se forem feitos de metal, e descarte-os em local adequado.

Encontre o rebolo certo para sua obra na Telhanorte!

Aproveite nossas promoções e ofertas no departamento de ferramentas, elétricas e manuais. Leve tudo o que você precisa para cozinha e lavanderia, banheiro, área externa, além dos melhores materiais de construção e itens para obras na Telhanorte!