Disco de corte
O disco de corte é usado em ferramentas com movimento circular. Conhecidas como serras circulares, elas são bastante potentes e cortam madeira, mármore, porcelanato, azulejos e até ferro. Para cada um destes materiais, há um tipo de disco de corte diferente.
As serras circulares são ferramentas bastante seguras, com dispositivos que cobrem os discos de corte para evitar que partículas se espalhem no espaço e trazer mais segurança para o trabalho. Veja os tipos de discos disponíveis na Telhanorte!
Tipos de discos de corte
O uso deste tipo de serra é ideal para cortes em materiais mais duros, com um acabamento superior. Como já dissemos, há um disco de corte específico para cada material trabalhado.
Porcelanato
O disco de corte para porcelanato é feito com metais muito resistentes e grãos abrasivos na parte exterior, que entra em contato com o material cortado. Esses grãos trazem mais resistência e capacidade de cortar porcelanatos, pisos e azulejos.
Há três modelos: o contínuo, que é usado para porcelanato e cerâmica, e roda em uma velocidade mais baixa; o turbo, que corta mármore, granito, pedras decorativas e alvenaria, e gira muito mais rapidamente; e o segmentado, que possui segmentos ao longo da linha de corte e é ideal para concreto, tijolo e até telhas.
Ele também é conhecido como disco diamantado. O ideal é utilizá-lo em materiais úmidos, porque isso prolonga a vida do disco e levanta menos poeira. Porém, é possível cortar porcelanatos, pisos e mármores sem usar água.
Madeira
O disco de corte para madeira é fácil de identificar, porque tem dentes na parte exterior, tal como os serrotes. Ele é feito por uma liga metálica bastante dura, que apresenta alta resistência. Este disco corta desde pequenos pedaços de madeira até fazer cortes mais longos, ao longo de uma tábua, por exemplo.
Ele vem com tamanhos de dentes diferentes, e isso tem um motivo: quanto menores são os dentes, mais fino é o corte. Os mais grossos podem serrar madeiras mais espessas. Além de madeira, ele corta placas de MDF e MDP.
Ferro
O disco de corte para ferro é feito de uma liga metálica de silício e alumínio. Assim, ele tem resistência suficiente para cortar um material bastante duro. Há basicamente três tipos deste disco, cada um feito por substâncias diferentes e ideais para cada material.
O primeiro corta ferro fundido e materiais não ferrosos, como alumínio, cobre e latão. O segundo é destinado ao corte de aço, sendo ideal para cortar canos e barras. Por fim, existe o disco de corte para aço inox. Como este tipo de aço é muito mais duro, este disco consegue fazer o trabalho com mais precisão.
Esmerilhadeira
A esmerilhadeira é uma ferramenta que corta, lixa e dá acabamento em peças de aço e metal. A diferença entre ela e a serra circular é que o formato da esmerilhadeira é mais versátil, o que permite usá-la em mais posições que a serra.
O disco de corte para esmerilhadeira vem em quatro modalidades. O de corte tem um uso semelhante ao da serra circular, cortando madeira, metal, mármore, porcelanato e cerâmicas. O de desbaste é mais grosso e tem a função de dar acabamento em peças de metal.
O de lixa permite que a esmerilhadeira funcione como uma lixadeira, mas, para isso, você precisa acoplar um acessório de borracha na ferramenta e colocar a lixa por cima. Por fim, há o flap, com várias camadas de lixa que dão um acabamento mais refinado ao metal.
Encontre o disco de corte ideal na Telhanorte!
Para fazer aquele trabalho em metal, madeira ou aço, você encontra o disco de corte ideal na Telhanorte! Aproveite e veja modelos de esmerilhadeiras, parafusadeiras, lixadeiras e furadeiras, para ter as ferramentas ideais para usar no seu dia a dia.