Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
28 Produtos
Filtros
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Faixa de Preço

Válvula de retenção

Chegou a hora de planejar a instalação hidráulica do projeto? Então, é preciso selecionar peças importantes, como a válvula de retenção. Afinal, prestar atenção em todos os detalhes evita problemas futuros.

A válvula de retenção de água garante o bom funcionamento da instalação, impedindo que a água retorne quando as bombas estiverem paradas. Por isso, a utilização da peça é fundamental. Se você tem dúvidas sobre como utilizá-la, respondemos às perguntas mais comuns a seguir. Confira!

O que é uma válvula de retenção hidráulica?

A válvula de retenção hidráulica é um dispositivo que permite que a água escoe em apenas uma direção e impede o fluxo na direção oposta. Também conhecida como válvula antirretorno, ela protege a tubulação e pode ser utilizada em uma ampla variedade de locais.

A peça pode ser adicionada ao encanamento de instalações, residenciais, comerciais e industriais. Fabricada em diferentes materiais, ela suporta fluidos corrosivos e abrasivos, além de gás, carvão e óleo.

Quais são os tipos de válvulas de retenção?

É possível encontrar diversos tipos de válvula de retenção, como: disco, esfera, vertical, horizontal, com portinhola, fundo de poço, entre outros. Os materiais mais utilizados na fabricação da peça são PVC, cobre, aço, latão e polipropileno.

Quanto ao tamanho do encaixe, eles também são variados. A peça pode ser acoplada em canos com diferentes bitolas, como a de 20 mm ou 110 mm. Entretanto, os modelos mais utilizados são a válvula de retenção de 25 mm e 100 mm.

Qual é a diferença entre válvula de retenção vertical e horizontal?

Como vimos, há vários tipos de válvula de retenção, sendo os verticais e horizontais os mais comuns. O modelo vertical deve ser instalado sempre verticalmente, em locais com fluidos ascendentes.

Já a válvula horizontal pode ser adicionada a canos onde circulam fluidos e vapor. Ela deve ser instalada em tubulações horizontais e, geralmente, é utilizada junto aos modelos de gaveta ou globo.

Onde colocar a válvula de retenção?

Considerando a grande variedade de modelos, as válvulas de retenção podem ser usadas em diversos locais, com sistemas de água e vapor. É possível instalar a peça em tubos para esgoto, de água fria e de água quente. A forma de utilização normalmente consta nas especificações do fabricante.

Como fazer a instalação de válvula de retenção?

O primeiro passo para fazer a instalação é medir os diâmetros da válvula e do cano. Não utilize peças grandes, como a válvula de retenção de 100 mm, em canos estreitos. Se for necessário, use um adaptador.

Da mesma forma, verifique o sentido do fluxo de água e veja se é o mesmo indicado na peça. Logo após, limpe a tubulação e encaixe a válvula, mantendo-a fechada. Agora, é só abrir a válvula e a instalação está concluída.

Quais cuidados devemos ter com a válvula de retenção?

Atualmente, encontramos a válvula de retenção a preços, modelos, marcas e materiais variados. Ela pode ser usada em qualquer instalação hidráulica. Porém, independentemente da peça escolhida, é importante tomar alguns cuidados para manter a vida útil do produto.

Por isso, limpe regularmente ralos, sifões, caixas de gordura, inspeção e sabão, removendo qualquer detrito acumulado. Além disso, é interessante fazer dedetizações preventivas contra insetos a cada seis meses.

Quando é bem-cuidada, a peça pode durar até trinta anos. Dessa forma, faça a limpeza preventiva periodicamente. No entanto, se já chegou a hora de substituí-la, a Telhanorte tem as melhores marcas, como a válvula de retenção Tigre, entre outras. É só escolher o modelo ideal para a instalação.

A Telhanorte tem tudo para instalações hidráulicas!

Já viu que a válvula de retenção é um item obrigatório no projeto, não é mesmo? Ela garante que a instalação hidráulica funcione corretamente e pode durar décadas. Na Telhanorte, você encontra vários modelos, das melhores marcas.

Além disso, temos tudo o que você precisa para o projeto hidráulico de instalações residenciais e comerciais. Acesse a seção, que traz tubos e conexões, registros, sifões, ralos, entre outros produtos. Você pode comprar tudo com apenas alguns cliques!