Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
68 Produtos
Filtros
Composição
Cor
Marca
Modelo
Faixa de Preço

Escápulas

As escápulas são parafusos na forma de gancho, com a ponta em L. Elas são diferentes dos ganchos e pitões (que têm a ponta arredondada e fechada, como um anel), mas todos têm a mesma função: sustentar móveis, pendentes, luminárias e varais, além de participar da montagem de móveis.

Eles são indispensáveis para organizar a casa, fixando prateleiras, quadros e outros objetos de decoração. Sendo você um profissional ou não, ter esse trio em sua mala de ferramentas pode ajudar a solucionar alguns problemas do dia a dia rapidamente, e você encontra todos na Telhanorte!

Quando usar escápula, gancho e pitão?

O gancho é ideal para pendurar coisas, como quadros, vasos de plantas, itens de cozinha e ferramentas. Ele pode ser colocado na madeira ou na parede. No segundo caso, você vai precisar de um gancho com bucha, para a fixação ficar mais firme.

A escápula também é ótima para pendurar e encaixar objetos. Para isso, vale lembrar que, por ter um formato em L, a ponta dela deve ficar para cima. A escápula com bucha é usada na parede, e a sem bucha vai bem na madeira.

Por ter a ponta arredondada em forma de anel, o pitão é ideal para quem deseja passar cabos e cordas por dentro dele, por exemplo. Embora dê para usá-lo na madeira, o pitão com bucha é mais indicado para alvenaria.

Cobertura de zinco

Ganchos, escápulas e pitões podem ser feitos de latão e receber uma camada de zinco, uma substância que protege essas ferragens contra a corrosão. Assim, o gancho zincado pode ser instalado na parte externa do imóvel, aguentando chuva e sol sem perder a força.

A escápula zincada também pode ser usada tanto dentro como fora dos imóveis. O zinco tem uma função muito importante como cobertura: em exposição ao ar, ele cria uma camada de óxido de zinco, que protege contra a ferrugem.

Diferentes tipos de buchas

Quando escápulas, ganchos ou pitões são instalados na parede, o uso da bucha é fundamental. Ela dá fixação a estes itens que, por sua vez, podem segurar os objetos pendurados neles. Há diferentes tipos de buchas para situações específicas.

A mais comum é a bucha de nylon, que tem o formato de um pequeno tubo com algumas saliências. Dentro do furo na parede, ela se abre quando o parafuso, o gancho, a escápula ou o pitão é inserido. Ela os sustenta na parede e, por consequência, os itens pendurados neles.

Para drywall, gesso e madeira MDF, há uma bucha específica, feita de plástico resistente, que abre duas aletas após ser inserida no orifício feito pela furadeira. Isso é necessário porque estas superfícies são mais finas que a alvenaria, exigindo uma bucha com um suporte maior.

Encontre escápulas de vários tamanhos na Telhanorte!

Para instalar quadros, luminárias, varais e outros objetos, vá à Telhanorte para encontrar escápulas de tamanhos e diâmetros diferentes. Aproveite para levar furadeiras e outras ferramentas, pagando com o cartão Telhanorte, para ter condições exclusivas de pagamento!