Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
46 Produtos
Filtros
Cor
Marca
Material
Faixa de Preço

Soleiras de portas

Uma parte do piso que não pode ficar de fora de um projeto de reforma ou nova construção são as soleiras de portas. Elas dão um toque especial na troca de ambientes de uma casa, um apartamento ou um escritório, entre outros ambientes.

Porém, a função delas vai muito além de sinalizar a troca de ambientes, por exemplo, entre a sala e o quarto. Veja como a Telhanorte pode ajudar você a entender quais são os tipos de soleiras e escolher o ideal para seu lar!

O que são soleiras de portas?

Elas têm um formato peculiar: são retangulares, bem mais estreitas que os pisos e têm uma largura um pouco maior que a porta — contando com o batente. Por conta disso, as soleiras de portas costumam ser feitas de um material mais resistente que o próprio piso.

Por elas marcarem a divisão entre ambientes, é comum que a cor das soleiras de portas seja diferente da do piso. Contudo, vale prestar atenção para não escolher um material muito diferente do piso, até para não destoar do projeto como um todo. Quanto às cores, não há regras definidas.

Assim, uma soleira de porta preta fica ótima com pisos mais claros, porque ganha destaque. Para manter um projeto mais homogêneo, uma cor mais clara ou escura em relação ao piso também vale. A escolha depende do estilo de decoração e da personalidade do morador da casa.

Como escolher as soleiras das portas?

Essas peças também servem para evitar desníveis do piso, que causam problemas na hora de limpar a casa ou trocar móveis de lugar. No caso da limpeza, em particular, elas evitam até o acúmulo de água.

Vale lembrar que a soleira deve ser colocada antes da instalação da porta. Assim, em um projeto de reforma, é necessário retirá-la para a correta colocação. A partir disso, a altura da porta é medida e recortada (se for o caso) para ficar na altura certa e não raspar na soleira.

Agora, vamos ver as cores de soleiras de porta, os tipos e as combinações com os pisos e os demais itens da construção do imóvel, como soleiras de janelas e bancadas de pias.

Tipos de soleira

Granito

A soleira de porta de granito tem cores que vão do preto ao branco, passando pelo amarelo e pelo cinza. A grande vantagem desse tipo é dar mais versatilidade ao projeto de decoração.

Esse é um dos tipos de soleiras de portas que podem ser usados tanto em ambientes internos como externos. Porém, por ser muito resistente, é mais indicado para locais com muito movimento ou uma porta mais pesada.

Travertino

O travertino é um tipo de mármore bege-claro em vários tons. É um material considerado mais nobre e bem versátil. Além de soleiras de portas, ele pode ser usado em bancadas de cozinha, lareiras e até pisos.

Asoleira de porta de travertino dá um acabamento elegante, especialmente dentro dos ambientes. Ela pode vir natural, como foi cortada, ou polida, que fica muito brilhante. No caso do corte natural, é importante fazer uma impermeabilização, porque o material é poroso.

Mármore

O mármore é da mesma família do travertino, mas é mais nobre e raro. A soleira de porta branca de mármore é a mais conhecida e tem um aspecto mais homogêneo que o travertino. Ela se destaca bastante em ambientes com piso de tons mais escuros.

O cuidado com a impermeabilização do travertino também vale para o mármore. Dessa forma, ao comprar a soleira, veja se ela está preparada para ficar sob a porta, principalmente em ambientes úmidos, como banheiros ou cozinhas.

Veja as melhores marcas de soleira na Telhanorte!

Estudar os tipos de soleiras de portas ajuda muito a compor o piso instalado no imóvel. Na Telhanorte, fazer essa escolha fica muito mais fácil: há várias cores e materiais diferentes, que vão se encaixar no projeto da construção ou reforma.

Conheça nossa seção de materiais de construção para ver outros itens usados em sua obra. Assim, sua construção ou reforma fica completa!