Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Cupons

Escolha uma Categoria

Produtos
Filtros
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Modelo
Faixa de Preço

Fita isolante

Quando se fala em rede elétrica, é natural pensar em cabos, fios, fusíveis e disjuntores. Contudo, no momento de fazer uma instalação ou realizar um pequeno reparo, alguns acessórios são essenciais. A fita isolante, por exemplo, é um item que não pode faltar em casa.

A fita isolante é de grande utilidade para eletricistas, mas também pode auxiliar em tarefas domésticas. Aqui no site da Telhanorte, você encontra fitas de diferentes tamanhos e cores. Para escolher o produto ideal, dê uma olhada nessas informações sobre os diferentes tipos do produto. Continue a leitura e confira!

Fita isolante: aplicações diversas

Prática e fácil de usar, a fita isolante tem diversas utilidades, inclusive, reforçar a segurança da fiação elétrica do imóvel. O acessório tem a capacidade de isolar um determinado material, impedindo a passagem da corrente de eletricidade.

A fita é composta de materiais não condutores de eletricidade, como PVC e vinil, que a tornam elástica e aumentam a resistência ultravioleta. Por isso, ela é muito utilizada para isolar fios e cabos, prevenindo curtos-circuitos, incêndios e eletrocussão.

Além da versão tradicional de cor preta, você também encontra fita isolante branca, vermelha, verde, amarela etc. As coloridas podem ser usadas para identificar, organizar e diferenciar cabos e condutores elétricos.

Tipos de fita isolante

Para atender às mais diversas necessidades, a Telhanorte oferece esse produto em tamanhos variados. No catálogo, você encontra fita isolante de 20 m, 10 m e 5 m e com espessuras de 0,13 mm, 0,15 mm ou 0,18 mm.

De acordo com a categorização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), existem diferentes tipos de fitas isolantes: A, B ou C.

Fita isolante tipo A

As fitas tipo A suportam até 90˚C e costumam ter uma espessura maior, como 0,18 mm. Por isso, têm alto poder de aderência e durabilidade. Elas são recomendadas para o uso profissional.

Fita isolante tipo B

A fita isolante tipo B é intermediária, pois pode ser indicada tanto para uso profissional, principalmente no setor industrial, quanto doméstico. Ela resiste a altas temperaturas, mas apresenta algumas limitações e não é tão durável quanto as fitas A.

Fita isolante tipo C

As fitas do tipo C são as mais conhecidas e fáceis de encontrar. Elas têm menor espessura e são indicadas apenas para aplicações residenciais. No mercado, você encontra grande variedade, inclusive, diversas opções de fita isolante colorida.

Fita isolante líquida

Com o avanço da tecnologia, esse produto ganhou uma nova versão. A fita isolante líquida tem a mesma composição das convencionais, entretanto, é dissolvida em solventes específicos.

A consistência facilita o uso dessa fita em locais de difícil acesso e em peças pequenas ou com formatos irregulares, como conectores e placas eletrônicas. A aplicação pode ser feita com pincel ou por imersão, em diferentes materiais, tais como vidro, metais, borrachas, plásticos e muitos outros.

A fita líquida apresenta alta elasticidade e, uma vez aplicada, tem a capacidade de isolar, impermeabilizar e retardar a corrosão de conexões e equipamentos elétricos. Portanto, ela também pode ser usada em circuitos expostos à água. Além disso, quando seca, ela não propaga chamas, aumentando a segurança da instalação.

Fita isolante de autofusão

Outra variação interessante é a fita isolante de autofusão. Feita de borracha e silicone, ela tem espessura maior e, por isso, é capaz de isolar níveis de tensão muito altos. Contudo, também pode ser usada em tensões mais baixas sem problemas.

Resistentes à umidade e ao calor, fitas desse tipo funcionam de uma forma diferente das tradicionais: elas não têm cola ou adesivo. A alta elasticidade permite que o usuário as estique para revestir o material desejado, fazendo várias camadas.

Em seguida, a fita vai voltando ao estado natural, pressionando as camadas e fazendo com que elas entrem em fusão. O resultado é uma camada firme e densa de borracha com alta capacidade de isolamento.

Na Telhanorte você encontra tudo de que precisa para suas instalações elétricas!

Você encontra a fita isolante e muitos outros acessórios elétricos aqui mesmo, no site da Telhanorte. Aproveite a oportunidade e adquira já tudo de que precisa para instalar ou reparar sua rede elétrica!