Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
305 Produtos
Filtros
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Modelo
Tonalidade
Faixa de Preço

Resistência de chuveiro

A resistência de chuveiro queimou? Essa experiência pode ser muito frustrante, principalmente se você ainda não entende quais são as características a serem consideradas ao fazer a substituição desse produto por um novo.

Não se preocupe, você está no lugar certo! Aqui na Telhanorte, dispomos de uma ampla seleção de modelos de resistência de chuveiro elétrico e complementos com potências variadas. A seguir, saiba mais sobre o produto e aprenda a fazer a escolha certa.

Para que serve a resistência de chuveiro

A resistência de chuveiro é o componente responsável por aquecer a água do chuveiro elétrico. Ela funciona ao oferecer resistência à corrente elétrica, o que resulta na geração de calor necessário para aquecer a água.

Os chuveiros elétricos e eletrônicos utilizam esse mecanismo para esquentar a água no próprio utensílio. Já naqueles que funcionam a gás, a água fica quente por meio do aquecedor externo.

A vantagem de usar resistência de chuveiro é aquecer a água mais rapidamente e poder trocar facilmente caso queime. Nos modelos atuais, especialmente de chuveiros eletrônicos, a peça tem uma boa durabilidade.

Como escolher a resistência de chuveiro corretamente

Ao escolher a resistência de chuveiro, é essencial considerar alguns fatores. Primeiramente, deve-se analisar as especificações de cada marca, pois podem oferecer orientações específicas e, além disso, a potência do componente, que está relacionada à rede elétrica do local.

Marcas

Aqui na Telhanorte, você encontra as melhores marcas e tipos de resistência para chuveiro 110 V e 220 V. A resistência top jet da Lorenzetti, por exemplo, pode ser encontrada nas versões eletrônica, turbo-eletrônica, multitemperaturas e turbo multitemperaturas.

Já a resistência da marca Fame, original para os equipamentos de Aquecimento de Água FAME, são duráveis, seguras e econômicas. Um dos modelos mais buscados da marca, a resistência de chuveiro 220 V 4.800 W pode ser encontrada aqui na Telhanorte!

Outra forma de localizar o modelo ideal para o seu chuveiro é usar um código. A resistência 3065b, por exemplo, é compatível com alguns chuveiros da marca Lorenzetti, como o Acqua Storm, o Acqua Wave e as duchas Acqua Jet e Acqua Star.

Potência

É muito importante escolher a voltagem correta. Isso porque, ao inserir a peça errada no chuveiro, é provável que ela também queime e você precise substituí-la mais uma vez. Assim, se você tem um chuveiro 220 V, opte por uma resistência 220 V.

Por outro lado, se a disponibilidade de energia no local em que você mora é de 127 V, o ideal é optar pela resistência de chuveiro 127V. Preste atenção! No Brasil, desde 1999, a tensão nominal passou de 110 a 127 V.

Como saber se a resistência do chuveiro queimou?

Se o chuveiro parar de liberar água quente, é preciso entender se o problema realmente é a resistência queimada. Para isso, o primeiro passo é abrir o equipamento. Nos modelos de plástico, basta desenroscar o espalhador — a parte de baixo, com os furos — e verificar se a peça está rompida ou se existem partes queimadas.

Atenção: para verificar se há algum problema no chuveiro e evitar choques elétricos, desligue a energia total ou a da área do banheiro no disjuntor para fazer a troca em segurança, se for necessário.

Outro cuidado importante com o chuveiro elétrico é nunca fazer a troca de temperatura com a água aberta, para evitar que a resistência queime e preservar a durabilidade. Já nos modelos eletrônicos, o mecanismo é diferente e permite a mudança de temperatura com a água aberta.

Como trocar a resistência de chuveiro?

Abriu o chuveiro e viu que a resistência está realmente queimada? Então, é necessário trocá-la. Compre uma resistência nova da mesma marca, do mesmo modelo e na potência compatível com seu chuveiro. Também mantenha o disjuntor desligado para fazer a troca.

Para garantir o encaixe correto da resistência, fotografe a sua posição atual. Depois, retire e encaixe a nova orientando-se pela foto. Enrosque novamente o espalhador na posição certa e abra o chuveiro na temperatura “desligada” para enchê-lo de água, deixando o registro aberto por alguns segundos.

Depois, ligue o disjuntor e o chuveiro, e veja se a resistência faz o aquecimento da água corretamente. Se sim, a troca está feita e você pode voltar a aproveitar seu banho quentinho.

As melhores ofertas de resistências de chuveiro estão na Telhanorte!

É sempre útil ter um estoque de resistências de chuveiro e complementos em casa, caso alguma manutenção seja necessária. Na Telhanorte, você encontra resistência de chuveiro de diversas marcas, como Lorenzetti, Corona, Hydra, Fame e Thermosystem.

Aproveite e confira outros itens de hidráulica para sua casa ou estabelecimento comercial. No nosso catálogo, você também encontra bombas, duchas, filtros, pressurizadores, reservatórios de água, tubos e muito mais!