Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
375 Produtos
Filtros
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Modelo
Faixa de Preço

Prateleiras

Prateleiras são superfuncionais na decoração de uma casa. Disponíveis em uma variedade de materiais, como madeira, aço, ferro, vidro, plástico e alumínio, elas agradam a diferentes estilos e gostos. Além disso, é possível escolher diversos formatos, por exemplo, com ou sem suporte, modular, suspensa, entre outros.

Essa versatilidade permite usá-las em todos os cômodos de uma casa, empresas de diversos segmentos, lojas, consultórios ou escritórios. Isso porque, além de artigos decorativos, elas são grandes aliadas na organização dos ambientes.

Benefícios das prateleiras

Assim como as estantes, as prateleiras podem ser usadas para guardar fotos, livros, brinquedos, documentos, alimentos e potes, por exemplo. Além de organizarem o ambiente e contribuírem para a decoração, elas podem otimizar os espaços.

Outra vantagem é que elas combinam com quase todos os espaços. Por estarem disponíveis em diferentes modelos, elas podem ser construídas do zero, de acordo com a necessidade estética do ambiente, o objetivo e a quantidade de peso que devem aguentar, mas também existem opções já prontas para instalar.

Materiais de fabricação das prateleiras e onde usar cada tipo

As prateleiras podem ser fabricadas em madeira, aço, alumínio, polipropileno, MDF, alvenaria ou acrílico. O objetivo da instalação e o ambiente norteiam a escolha. Por exemplo, um ambiente externo com maresia pede peças que suportam melhor a corrosão, como as prateleiras de madeira.

Já para banheiros ou ambientes úmidos, as prateleiras de vidro são as mais indicadas. No quarto ou em outros locais mais secos, você pode utilizar MDF ou madeira. Por isso, é ideal pensar no ambiente onde elas serão colocadas.

Medidas das prateleiras

As medidas das prateleiras devem ser pensadas conforme o tamanho dos objetos colocados nelas. Elas podem ser compridas ou curtas, mais finas ou mais grossas. Essa escolha é importante para o item acomodar e suportar todo o peso necessário.

Vale ressaltar que elas podem fazer o espaço parecer menor ou maior. Então, ao planejar o ambiente, considere a altura, a largura e a profundidade da prateleira, assim como o design, a coloração e o peso suportado.

Prateleiras para salas

Não faltam possibilidades de uso da prateleira em uma sala de estar. Ela pode ter função tanto decorativa quanto organizadora. É possível decorá-la com livros, fotos, vasos ou obras de arte e harmonizar as cores com a decoração do ambiente.

Inclusive, para este cômodo, pode-se usar estantes maiores, que se estendem até o teto, dando impressão de maior amplitude no cômodo. Também dá para preencher uma parede inteira da sala com livros.

Prateleiras para cozinhas

Para colocar panelas, armazenar alimentos ou eletrodomésticos, é fundamental investir em materiais que sustentam bastante peso. As prateleiras de ferro na parede da cozinha, por exemplo, são ideais e proporcionam um toque "industrial" ao cômodo.

Outra sugestão interessante para a cozinha é utilizar uma prateleira modular montável para guardar frutas, e modelos mais comuns para guardar temperos ou potes de vidro com grãos.

Prateleiras para banheiros

Nos banheiros, elas podem servir para guardar papel higiênico, toalhas e outros objetos, ampliando o espaço disponível na bancada ou na pia. Neste caso, opte por modelos feitos de materiais mais resistentes à umidade.

As versões de vidro trazem uma estética mais clean, mas também é possível optar por itens de aço ou plástico. Já as opções de madeira devem receber verniz ou cobertura antiumidade.

Prateleiras para quartos

As prateleiras para quarto devem beneficiar a funcionalidade e a decoração do espaço. É possível guardar livros, brinquedos ou coleções de objetos nelas. A dica aqui é investir em materiais e modelos que combinem com o estilo de quem passa mais tempo no cômodo.

Se precisar de um modelo mais espaçoso, as estantes para livros possuem ótimas divisórias e são grandes. Em quartos infantis, as prateleiras de chão são a melhor opção, pois deixam os brinquedos ao alcance das crianças.

Decore seu espaço com ajuda da Telhanorte!

Em nosso departamento de decoração, você encontra diversos tipos de prateleiras, além de opções variadas de suportes para estantes e nichos. Inclusive, todos os modelos são úteis para diferentes espaços e cômodos.

A Telhanorte oferece serviços especializados para incentivar e ajudar clientes em obra a escolherem os itens decorativos. Nossos especialistas estão sempre disponíveis para auxiliar a decisão entre prateleiras ou outros produtos e em todas as etapas da construção.