Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
26 Produtos
Filtros
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Tonalidade
Faixa de Preço

Cimento

O cimento é um dos materiais mais usados nas etapas básicas dos processos de construção e reforma, sendo responsável por 90% das misturas aplicadas no início de uma obra.

Para fazer assentamentos, arrumar o nivelamento do chão ou até produzir composições decorativas, sempre existe um tipo adequado para aquilo que seu projeto necessita. Aqui na Telhanorte, você encontra modelos de cimento da Votorantim, da Argos e de muitas outras marcas reconhecidas no mercado. Confira!

Saiba mais sobre a composição do cimento

O pó que chamamos de cimento é feito a partir de uma mistura conhecida por clínquer, formada de calcário, argila e outros elementos químicos. Podem ser adicionados outros ingredientes a essa base para expandir as propriedades desse material, como o gesso, que aumenta o tempo de endurecimento do produto.

Apesar dessa composição básica, existem modelos de cimento no mercado que foram desenvolvidos com fórmulas específicas para atender as necessidades de cada tipo de obra.

Por isso, comprar esse material de construção para seu projeto não é uma tarefa tão simples quanto parece. Além do preço do cimento, é preciso considerar outros aspectos da obra, como o local em que ela está situada e o trabalho a ser executado, para fazer a escolha do modelo correto.

Conheça os principais tipos de cimento e suas aplicações

Combinando o pó com água, todos os tipos de cimento produzem uma massa uniforme e ligante que serve para elaborar estruturas duradouras e resistentes. Porém, os materiais extras adicionados na mistura desse produto podem agregar novas características, direcionando o uso dele.

Na sequência, trouxemos detalhes a respeito dos principais modelos de cimento encontrados no comércio atualmente, categorizados de acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland. Conheça!

Cimento Portland comum (CP I)

Sem dúvida, os sacos de cimento Portland comum são o tipo mais básico do mercado, tendo apenas o gesso como ingrediente extra na composição do clínquer. Com ele, é possível trabalhar a massa por mais tempo, já que ela não seca tão rapidamente como os demais modelos.

Cimento Portland composto (CP II)

A fórmula do cimento composto é feita a partir da união de clínquer com outros materiais, por isso esse é o tipo mais versátil do mercado, servindo para a elaboração de diferentes partes da obra. De acordo com o ingrediente adicionado, são instituídos subtipos desse modelo, como o CP II-Z que tem material pozolânico.

Cimento Portland de alto-forno (CP III)

No caso do cimento CP III, a composição possui entre 35% a 70% de escória de alto-forno, deixando o material mais duradouro, impermeável e resistente ao contato com a água. Por causa dessas características, ele é muito recomendado para obras maiores que sofrem com impactos constantes, como barragens e redes de esgoto.

Cimento Portland pozolânico (CP IV)

O cimento pozolânico tem cerca de 15% a 50% de material pozolânico na fórmula, produzindo uma massa mais estável que suporta reativos e altas temperaturas. Ele também é indicado para obras em locais de alta umidade, como decks de piscina ou estruturas próximas à praia, visto que apresenta baixa porosidade.

Cimento Portland de alta resistência inicial (CP V)

Já o cimento de alta resistência inicial é muito usado na fabricação de concretos, porque tem uma composição que favorece o endurecimento rápido da massa nas primeiras horas após a aplicação. Isso acontece graças à mediação diferenciada feita do calcário e da argila dentro da mistura.

Cimento Portland branco (CPB)

Ao contrário dos outros modelos, o pó do cimento branco tem uma tonalidade mais clara, já que tem menor concentração de manganês e ferro, e substitui a argila por caulim na fórmula. Por conta dessa coloração, ele é muito aplicado no rejuntamento de peças cerâmicas.

Além disso, a cor branca permite customizar esse tipo de cimento para as necessidades de cada obra. Então, é possível encontrá-lo colorizado, como o cimento queimado, que se tornou uma das tendências decorativas mais populares nas construções atuais.

Cimento Portland de baixo calor de hidratação (BC)

Como possui uma calorimetria menor, o cimento Portland de baixo calor de hidratação é recomendado para as construções que sofrem com constantes variações de temperatura, evitando o aparecimento de fissuras e outros prejuízos na estrutura.

Cimento de qualidade é na Telhanorte!

Agora que você já sabe tudo sobre os diferentes tipos de cimento encontrados no mercado, com certeza, ficou bem mais fácil escolher o modelo perfeito para a necessidade da sua obra.

Também aproveite para conferir as outras opções em materiais de construção da Telhanorte para levar eficiência e qualidade ao seu ambiente, contando com a ajuda dos nossos consultores para encontrar tudo o que seu projeto precisa!