Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
36 Produtos
Filtros
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Faixa de Preço

Conduítes

Os conduítes são tubos corrugados, bastante flexíveis. Por eles passam os fios elétricos de uma construção, protegidos da aplicação de cimento ou argamassa. Eles também facilitam muito a troca dos fios, em caso de rompimento, falha ou curto-circuito.

Os conduítes de PVC são resistentes, instalados no teto e nas paredes, e podem controlar o fogo em situações de incêndio por curto-circuito, porque são feitos de material não inflamável.

Assim, essa tubulação é ideal para usar do lado de dentro das construções, já que fica coberta por argamassa. Também há os conduítes rígidos, feitos de ferro galvanizado e usados para a fiação elétrica externa, pois são resistentes contra chuva, vento, sol, frio ou calor.

Conduítes corrugados Tigre e Amanco

Os conduítes representam um custo de aproximadamente 10% do valor investido na parte elétrica de uma obra. Por representarem um custo-benefício muito positivo, é fundamental que você escolha conduítes de qualidade para sua obra.

Entre os mais famosos pela qualidade, estão os conduítes Tigre e Amanco, que atendem aos requisitos definidos pela norma brasileira. As cores deste produto costumam ser amarelo, laranja, branco ou preto, que se destacam na construção e facilitam a localização ao instalar.

Eles vêm em várias formas de apresentação, como os conduítes ¾, em rolos de 50 ou 100 m, além das cores descritas anteriormente. Cada um tem uma utilidade dentro da obra, então é importante que você converse com um profissional para saber qual adquirir.

Como instalar um conduíte

No caso de construções novas, antes de passar a camada de reboco, calcule o trajeto dos conduítes corrugados, que deve sair da caixa de distribuição de energia para o restante do imóvel. Desenhar por onde o eletroduto (outro nome do conduíte) vai passar é uma etapa muito importante.

O caminho da eletricidade precisa percorrer a parede, distribuindo energia da rede elétrica para chuveiros, lâmpadas, tomadas e outras saídas. Com o desenho definido, é necessário quebrar a parede para fazer o “caminho” do conduíte e levar os fios aos pontos de energia do imóvel.

Colocando o conduíte

O caminho dos conduítes para fios elétricos deve ser suficientemente largo para colocá-los dentro do teto e das paredes. Uma vez que o tubo esteja inserido, use uma argamassa resistente para tapar os buracos feitos.

Um detalhe importante é que os conduítes não podem ficar dobrados. Os movimentos curvos devem ser feitos de forma suave, para o trajeto dos fios não sofrer interrupções.

Após instalá-los e tapá-los, é hora de fazer o reboco com argamassa ou outro material, para ter aquele acabamento caprichado, tapar os blocos da parede e o caminho do conduíte.

O fio dentro do conduíte

Na hora de passar os cabos por dentro do conduíte, use um passa-fio: ele é um cabo rígido, feito de plástico resistente, que tem uma ponta de metal. Na outra ponta, cole com uma fita isolante o fio que deve passar pelo eletroduto. O trabalho fica muito mais rápido e eficaz.

De toda forma, é importante ter a consultoria de um profissional eletricista, que fará toda a passagem dos fios pelo imóvel. Além disso, ele será responsável por ligar o imóvel à rede elétrica de forma segura.

Encontre as melhores marcas de conduítes na Telhanorte!

No site da Telhanorte, você encontra conduítes para a instalação elétrica da sua obra, além dos fios elétricos das melhores marcas e em vários comprimentos, que vão atender as necessidades da sua construção.

Aproveite para completar sua lista de itens para a obra: visite os setores de cimento, gesso, massa corrida, interruptores, tomadas, lâmpadas e luminárias. Mais do que isso: você pode adquirir todos os materiais de construção na Telhanorte, em um lugar só, de forma rápida e segura.