Serrotes
Os serrotes são muito úteis em várias etapas de uma construção ou reforma. Eles auxiliam diversos serviços como serralherias, oficinas, marcenarias, trabalhos artesanais e até jardinagem.
Há vários tipos de serrotes, um para cada objetivo e tipo de trabalho. É importante conhecer os modelos para comprar o mais indicado para aquilo que você precisa. Confira todas as ofertas da Telhanorte e consulte as condições de entrega para receber em casa.
Tipos de serra
Talvez você esteja pensando “qual é a diferença entre um serrote e uma serra?”, afinal ambos cortam vários tipos de material. O serrote é uma ferramenta manual ideal para usar no dia a dia. Já a serra é elétrica e costuma usar discos com lâminas para cortes em superfícies maiores ou mais grossas.
Outra característica dos serrotes é ter uma folha de aço e dentes afiados para deslizar enquanto corta os materiais. Quanto mais dentes o serrote tiver, mais fino é o corte. Vamos ver os principais tipos abaixo.
Madeira
O serrote para madeira tem uma estrutura ideal para cortar placas de madeira na hora de fazer prateleiras, por exemplo, mas não só isso. Ele é bastante versátil e pode serrar madeira em vários formatos. Os dentes são inclinados para cortar o material com movimentos de vai e vem.
O serrote profissional tem uma lâmina mais larga que o anterior e é mais longo. Ele é voltado para uso mais constante e corta placas de madeira maiores.
Uma variedade deste modelo é o serrote de costa. Ele é composto por uma folha retangular de aço e ideal para cortes mais precisos em peças pequenas. O dorso da lâmina (a parte que não corta) é protegido, o que traz mais segurança e controle.
PVC
O serrote para PVC é ideal para cortar canos de PVC e placas para fazer forro de telhado. Ele tem uma lâmina longa, um cabo de plástico e uma lâmina que faz cortes precisos. Além disso, ele possibilita a troca da lâmina com facilidade, no caso de desgaste pelo uso.
Gesso
O serrote de gesso tem um formato semelhante a uma faca e uma lâmina com dentes que cortam com exatidão um pedaço de gesso acartonado para dar acabamento na sua obra, por exemplo. Ele também pode cortar drywall, para acertar o tamanho da parede instalada nos cômodos do imóvel.
Poda
O serrote de poda é uma ferramenta que não pode faltar no seu jardim. Ele tem o formato ideal para cortar galhos. A lâmina é levemente curva e os dentes são mais próximos uns dos outros, o que facilita o corte de galhos.
Há os modelos dobráveis, em que a lâmina se dobra para dentro do cabo. Eles ocupam menos espaço e são mais fáceis de transportar em uma mala de ferramentas. Os não dobráveis costumam ser mais longos, o que possibilita cortes de galhos mais largos.
Elétrico
O serrote elétrico é bem parecido com a motosserra: a lâmina é disposta em uma corrente que gira rapidamente ao longo de uma placa de aço. A diferença é que o serrote é movido à energia elétrica, enquanto a motosserra costuma ser abastecida com combustível líquido, como gasolina.
Esta ferramenta é especialmente indicada para fazer podas em galhos bem mais grossos, porque faz o corte com bastante precisão e segurança, além de não ser muito pesada. Há modelos de serrotes elétricos equipados com bateria, o que traz mais mobilidade.
Aproveite as ofertas de serrotes da Telhanorte!
Confira todas as ofertas de serrotes na Telhanorte! Aqui, você encontra uma versão para cada necessidade e desempenho de trabalho. Aproveite e leve ferramentas elétricas, como parafusadeiras, furadeiras, lixadeiras e plainas, e outras ofertas da categoria. Monte um kit completo para ter em casa ou no trabalho!