Está buscando tupias para usar no seu projeto de reforma ou construção com peças de madeira? Aqui na Telhanorte, contamos com modelos variados das melhores marcas do mercado. Para ajudar você a escolher o mais adequado às suas necessidades, preparamos um guia completo.
Ao terminar a leitura, você saberá tudo sobre o que é, para que serve e como funciona uma tupia. Vamos contar também qual é a diferença entre os modelos disponíveis do mercado para ajudar você a tomar a melhor decisão na hora da compra. Para saber mais, continue lendo a seguir!
Tupias são ferramentas elétricas destinadas especialmente aos trabalhos com madeira. Por isso, elas são indicadas para profissionais que trabalham com madeira de forma industrial ou artesanal, na construção civil, em projetos artísticos e/ou arquitetônicos.
O grande diferencial da ferramenta é permitir acabamentos e desenhos personalizados, enquanto a serra comum só faz cortes retos. Com ela, é possível arredondar cantos, fazer desenhos, ranhuras, sulcos, encaixes, entalhes, moldes especiais, além de outros tipos de recortes únicos e diferenciados.
Para atingir este objetivo, a tupia elétrica costuma ter regulagem para profundidade da fresagem, mas é necessário escolher o modelo certo para seu tipo de atividade.
Para utilizar as tupias da maneira correta, em primeiro lugar, é preciso entender que tipo de trabalho você pretende realizar. Isso porque existem diferentes tipos de fresa – a lâmina da ferramenta que serve para dar formato ao corte. Assim, escolher a fresa certa para seu objetivo é fundamental.
Outro cuidado essencial ao usar a ferramenta elétrica é investir em equipamentos de proteção individual (EPIs). Acessórios como luvas e óculos, por exemplo, são importantes para se manter protegido dos riscos de trabalhar com madeira.
Existem diferentes modelos de tupias no mercado, que variam conforme objetivo do projeto, tipo de fresa e forma de manuseio. Para ajudar na escolha, a seguir, confira os principais tipos de tupia e as características de cada um:
A primeira dica para escolher a tupia é considerar para que tipos de acabamento e objetos ela será utilizada. Além disso, é essencial selecionar a ferramenta de acordo com a tensão de instalação elétrica da tomada onde ela será ligada. Um dos modelos mais comuns é a tupia 220V.
Há também a tupia 127V e a bivolt. Lembre-se de que a voltagem correta pode variar de acordo com o estado do Brasil, então não deixe de conferir essa informação antes de comprar, certo? Ela é essencial para garantir a segurança durante o manuseio.
A potência da tupia também faz toda a diferença, considerando o tipo de trabalho para que ela será usada. Existem ferramentas que variam entre 500 e 1650W. A tupia 500W, por exemplo, é geralmente indicada para quem vai fazer trabalhos menores ou usar madeira macia.
Enquanto isso, a potência de tupia 800W em diante (até os 2.000W) já é mais indicada para profissionais experientes que cortam madeiras mais resistentes ou fazem trabalhos de grande porte.
E aí, aprendeu tudo sobre as tupias? Então, chegou a hora de escolher o modelo para levar para casa. Continue navegando na Telhanorte para visualizar todos os modelos e marcas disponíveis para compra. O melhor é que, em caso de dúvidas, você conta com o apoio de nossos consultores especializados.
Também conheça nossa seção de materiais de construção e aproveite para comprar tudo que é necessário para dar continuidade à sua obra, construção ou reforma. Acesse agora mesmo e confira!