Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
85 Produtos
Filtros
Subcategoria
Composição
Cor
Linha do Produto
Marca
Material
Modelo
Tonalidade
Faixa de Preço

Reservatórios de água

Os reservatórios de água são essenciais para a vida moderna. Eles viabilizam o consumo de água em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias. Esses equipamentos indispensáveis possibilitam o armazenamento de água de diferentes fontes, inclusive a chuva.

Há reservatórios de água de tipos, capacidades e materiais diferentes. Aqui na Telhanorte, você encontra as melhores opções para seu projeto. Continue com a gente e saiba mais sobre cada uma!

O que são reservatórios de água?

Os reservatórios de água são caixas e outros recipientes capazes de armazenar uma grande quantidade de líquidos, que podem vir da rede de tratamento de água, da chuva ou de poços artesianos.

Os tipos mais comuns de reservatórios são as caixas d'água, os tanques e as cisternas. A principal diferença entre eles é a forma como a água é coletada. Enquanto as caixas e os tanques armazenam a água encanada, as cisternas captam da chuva e de reuso.

Diferença entre caixa d’água e cisterna

Os reservatórios de água podem ser instalados em todos os tipos de edificações. Entretanto, há algumas características importantes que devem ser consideradas na hora de adquirir o produto. Uma delas é a diferença entre as caixas d’água e as cisternas.

As caixas d’água são instaladas em pontos altos do imóvel e recebem água da rede pública de abastecimento. A água armazenada nelas pode ser utilizada para qualquer finalidade, inclusive cozinhar alimentos. Elas podem ser usadas como reservatório de água residencial e comercial.

Por outro lado, as cisternas ficam localizadas no subsolo. Como são abastecidas com a água da chuva ou de reuso, elas não armazenam água potável. No entanto, o líquido pode ser usado para fazer limpeza, regar plantas e dar descarga.

Capacidade dos reservatórios de água

Outro ponto que merece atenção é a capacidade de armazenamento do reservatório. A escolha deve se basear no consumo por pessoa. Para fazer um cálculo estimado, basta multiplicar a quantidade de pessoas que utilizará o local do abastecimento por 150 L.

Dessa forma, um reservatório de água de 10.000 litros tem capacidade para abastecer um edifício com 44 pessoas. Também se lembre de que reservatórios robustos exigem um espaço físico maior para serem instalados. No caso das caixas d’água, a estrutura deve suportar o peso do equipamento.

Tanto as cisternas quanto as caixas d’água estão disponíveis em diferentes tamanhos. Por isso, é importante se certificar que o equipamento tenha a capacidade adequada. Para uso residencial, como em uma casa com dois moradores, modelos menores são ideais, como a caixa d’água de 500 litros.

Um reservatório de água de 5000 litros ou mais pode ser indicado para uso comercial ou industrial. Além disso, os reservatórios devem suprir o consumo de água por, pelo menos, dois dias caso o abastecimento seja interrompido.

Materiais dos reservatórios de água

Os reservatórios também podem ser classificados de acordo com o material de que são feitos. Há diversas opções, como polietileno, aço inox e poliéster. A seguir, listamos os principais.

  • Polietileno: esse é o material mais utilizado em todo o mundo. É um tipo de plástico leve e resistente com proteção UV.
  • Aço inox: resistente, ele mantém a água fresca por mais tempo, é bonito e fácil de limpar.
  • Poliéster reforçado: Ideal para armazenar grandes quantidades de água, é usado por indústrias, empresas e concessionárias de água. Normalmente, os modelos são feitos por encomenda e sob medida.
  • Fibra de vidro: também é indicada para reservatórios com alta capacidade de armazenamento. O material é resistente aos raios UV e fácil de instalar.
  • Concreto: é utilizado em locais que demandam grande abastecimento de água, como indústrias e condomínios residenciais. Também é uma boa opção para cisterna de 10.000 litros.

Encontre o reservatório de água ideal na Telhanorte!

Agora que você já conhece os principais tipos de reservatórios de água, dê só uma olhada na nossa seleção de caixas d’água, tanques e cisternas. Oferecemos vários modelos, das melhores marcas, para atender as necessidades de qualquer projeto.

Também confira nossa seção de hidráulica, que traz tubos, sifões, registros e muito mais. Aqui, você pode adquirir tudo para obra ou reforma com apenas alguns cliques. Se preferir, visite uma de nossas lojas e conte com a ajuda de um de nossos consultores. Estamos esperando!