Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas

Escolha uma Categoria

Motoesmeril

Potente e multifuncional, o motoesmeril é uma ferramenta elétrica indispensável em diversas atividades. Por isso, é muito utilizado em construções civis, oficinas mecânicas, serralherias e indústrias metalúrgicas.

Para ajudar você a entender a utilidade do equipamento, a Telhanorte explica sobre as funções. Continue a leitura e venha conferir as opções de motoesmeril disponíveis aqui!

O que é e como funciona o motoesmeril?

O motoesmeril é um aparelho elétrico composto por um motor com um ou dois rebolos acoplados na estrutura, que são pedras abrasivas (fabricadas em óxido de alumínio ou carbureto de silício) com formato de disco. A peça tem a capacidade de cortar ou desgastar outros objetos por meio do atrito.

Assim que é acionado, o motor faz com que o rebolo do motoesmeril gire, possibilitando o funcionamento da máquina. Enquanto a peça faz movimentos circulares em velocidade constante, o operador encosta o objeto que será trabalhado na superfície do disco.

Funções do motoesmeril

O esmeril é um equipamento muito versátil, pois tem diversas funções. Essa ferramenta pode ser utilizada para amolar, cortar, desbastar, aparar, polir, remover ferrugem e dar acabamento a materiais diversos, como metais, concreto, azulejos, tijolos, madeira, entre outros.

Por conta disso, o aparelho pode ser usado por profissionais de diversas áreas, como mecânicos, serralheiros e cuteleiros. Alguns exemplos práticos das utilidades são:

  • amolação: o esmeril afia facas, alicates, tesouras e outras ferramentas de corte;
  • corte: na construção civil, o esmeril é bastante utilizado para cortar certas peças, como azulejos e pisos;
  • desbaste: o aparelho ajuda a deixar um material menos espesso, ou seja, tira rebarbas e imperfeições do objeto a ser trabalhado;
  • acabamento: o esmeril é usado para deixar as superfícies lisas e sem irregularidades. Essa função é muito útil em peças de metal e de madeira.

O motoesmeril também pode ser utilizado em trabalhos domésticos. Contudo, é necessário que ele seja operado por alguém que tenha conhecimento e experiência.

Tipos de motoesmeril

No mercado da construção civil, você encontra muitas opções de motoesmeril bivolt ou de voltagem única. A potência e a rotação dos equipamentos também pode variar. Por isso, cada modelo é indicado para tarefas diferentes.

É o diâmetro dos rebolos que interfere diretamente na aplicabilidade da ferramenta. As pedras são classificadas conforme a granulometria: quanto menor a numeração, maior o poder de desbaste.

Além das variações de voltagem, potência, rotação e granulometria dos rebolos, outros fatores podem ser utilizados para diferenciar os modelos de esmeril. Conheça os principais a seguir.

Motoesmeril de bancada

O motoesmeril de bancada é um dos modelos mais conhecidos e utilizados. Geralmente, ele conta com dois eixos de esmeril localizados em lados opostos. Compacto e eficiente, o aparelho deve ser fixado em uma mesa, bancada ou uma superfície plana.

As máquinas desse tipo podem ser tanto monofásicas quanto trifásicas e têm eixos para rebolos de diferentes tamanhos. Elas são indicadas para trabalhos de afiação, polimento e retificação, principalmente de peças metálicas.

Motoesmeril portátil

O motoesmeril portátil comporta apenas um rebolo e é usado para polir e afiar peças pequenas devido ao tamanho e à potência menores. Ele é fácil de transportar, podendo ser levado para qualquer lugar.

Motoesmeril de coluna

O esmeril de coluna é um equipamento mais robusto, indicado apenas para o uso profissional. Fixado no chão, ele é útil para serviços de grande porte, como o desbaste de peças fundidas.

Dicas para usar a ferramenta

Há, ainda, modelos de esmeril com finalidades específicas, como o motoesmeril afiador, de polimento, de desbaste ou com lixadeira. Com tantas opções, pode ser difícil escolher o aparelho ideal. Por isso, é essencial avaliar os aspectos de cada um e considerar qual modelo é compatível com suas necessidades.

No momento de executar suas tarefas, verifique se a ferramenta está montada e fixada da forma correta, conforme o manual de instruções. Para sua segurança, é fundamental utilizar alguns equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos de proteção, máscara, protetores auriculares e luvas.

Além disso, evite acessórios e roupas largas ou com partes soltas para não correr o risco de elas serem puxadas pelos rebolos. Para finalizar, certifique-se de retirar combustíveis e substâncias inflamáveis do local, pois o esmeril pode produzir faíscas.

Garanta já seu motoesmeril aqui, na Telhanorte!

Se você está procurando um motoesmeril de qualidade, está no lugar certo! Aqui no site da Telhanorte, você encontra essa e muitas outras ferramentas elétricas para executar seus trabalhos. Aproveite a oportunidade e confira o catálogo!