Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
38 Produtos
Filtros
Marca
Faixa de Preço

Quadro de distribuição

Com chaves, fusíveis e fios, o quadro de distribuição é um elemento fundamental para instalações elétricas. Por isso, tanto em edificações residenciais quanto comerciais, ele é necessário para o fornecimento e a distribuição de energia.

Para garantir sua segurança e o bom funcionamento da rede elétrica, é importante optar por um quadro de distribuição adequado ao seu projeto. Por sorte, aqui na Telhanorte, você encontra várias opções de qualidade. A seguir, saiba mais sobre como o equipamento funciona e confira os modelos disponíveis em nosso catálogo!

Como funciona o quadro de distribuição?

Conhecido também como quadro disjuntor, caixa de força ou quadro de luz, o quadro geral de distribuição possui muitas funções. Ele reúne todos os cabos conectados à fiação elétrica de uma instalação e atua como um intermediário entre as distribuidoras de energia elétrica e os circuitos de um imóvel.

Isso porque o quadro de distribuição é responsável por receber a energia de uma fonte de alimentação e distribuí-la para todos os cômodos do local. Para realizar essa tarefa corretamente, o painel conta com disjuntores que determinam a quantidade de carga que cada fio suporta.

Assim, lâmpadas, tomadas e outros pontos de saída elétrica recebem o nível apropriado de energia sem causar riscos. Além disso, no quadro, encontram-se o relógio de medição e os dispositivos de proteção que previnem curtos-circuitos e sobrecargas.

Dispositivos do quadro de distribuição

Os principais dispositivos localizados dentro da caixa de distribuição são: os disjuntores, o interruptor diferencial residual (DR) e o dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Os disjuntores são os responsáveis por prevenir os curtos e as sobrecargas.

Já o DR é responsável por proteger os moradores contra choques e incêndios. Por fim, o DPS desvia surtos elétricos, isto é, protege aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos de eventuais distúrbios na rede elétrica, como quedas de energia.

Modelos de quadro de distribuição

Fabricado em material antichama, o quadro de distribuição pode ser encontrado em dois modelos: de sobrepor ou embutir. Assim como indica o nome, o primeiro modelo é parafusado na superfície da parede.

Por sua vez, o quadro de embutir é instalado dentro da parede, em uma cavidade cortada previamente. Contudo, além das diferenças no processo de instalação, os quadros podem apresentar outras variações e conter um sistema de barramento ou não, por exemplo.

Um quadro de distribuição com barramento é capaz de organizar os fios e distribuir a carga elétrica por todo o sistema. Deste modo, a distribuição ocorre de forma proporcional à capacidade de cada circuito elétrico.

Geralmente, equipamentos residenciais possuem 2, 4, 6, 8 ou 16 disjuntores. O número varia conforme a demanda de cada sistema. Portanto, antes de escolher entre um quadro de distribuição de 8 disjuntores e outras opções, considere suas necessidades.

Cuidados necessários na instalação do quadro de distribuição

Para garantir a segurança dos moradores e facilitar a manutenção, é preciso tomar certos cuidados ao instalar um sistema elétrico. Primeiro, o quadro de força pode ser instalado em um ambiente interno ou externo, desde que seja um lugar acessível.

O equipamento também deve possuir uma identificação legível no lado externo. A tampa que veda a peça precisa abrir em, ao menos, 90º. Para evitar a sobrecarga da rede e o desgaste em eventuais manutenções, é aconselhável separar muito bem cada circuito.

Isso permite, caso seja necessário, desligar circuitos individuais de pontos específicos da casa. Lembre-se de que o tamanho do quadro e a quantidade de disjuntores depende de cada projeto elétrico. A boa notícia é que, aqui na Telhanorte, você encontra diversas opções para compor suas instalações elétricas.

Na Telhanorte, você encontra tudo que precisa para suas instalações elétricas!

Não deixe de priorizar a qualidade do quadro de distribuição da sua obra. Aqui no site da Telhanorte, você encontra quadros residenciais e comerciais. Além disso, temos todos os materiais necessários para a parte elétrica do seu projeto. Venha conferir nosso catálogo e aproveite!