Escolha sua região
Escolha sua região
para uma melhor experiência:
Sim, quero!
Agora não.
Nossas Lojas Ofertas
27 Produtos
Filtros
Composição
Marca
Faixa de Preço

Barras roscadas

As barras roscadas, como o nome diz, são mais longas que parafusos e possuem uma rosca. Assim, elas podem ser chumbadas no solo, para fixar materiais mais pesados. Como não têm cabeça, é possível regular quanto elas ficarão dentro da superfície.

Elas podem vir com porcas e arruelas do mesmo diâmetro delas, para apertar as peças que serão fixadas na superfície. Então, para você completar sua obra e deixar tudo bem instalado e firme, a Telhanorte oferece uma grande variedade de barras!

Tipos de barras roscadas

As barras roscadas são feitas em aço carbono, que é uma liga metálica composta por ferro e carbono. Essa composição dá ao aço uma durabilidade muito grande e é bastante usada em ferragens como parafusos e até na construção civil. Além disso, esse tipo de aço não enferruja.

Para ficar ainda mais resistente, há modelos de barra roscada galvanizada, ou seja, com uma camada de zinco. Essa substância aumenta a resistência da barra contra a corrosão e é fácil de identificar: tem uma cor prateada bem mais brilhante.

Existe também a barra roscada de inox que, diferentemente do aço carbono, é uma liga metálica de ferro com cromo. Ela é bastante resistente à corrosão, então pode até ser usada em ambientes litorâneos, já que não enferruja em contato com a maresia ou a água do mar.

Tamanhos e diâmetros

As barras roscadas vêm em tamanhos variados (de 20 cm a 1 m de comprimento) e diferentes diâmetros (medidos em polegadas). Indo à Telhanorte, você encontra medidas como 1/2", 1/4", 5/8" e 3/16". Dessa forma, antes de comprar a barra, veja qual delas é a certa para seu caso.

A barra roscada grossa tem pelo menos uma polegada de diâmetro (equivalente a 2,54 cm) e é indicada para instalação de equipamentos maiores no solo. Colocando-a no chão, você pode regular a profundidade da instalação e fixá-la com as porcas do tamanho adequado.

A barra roscada fina pode ser usada para instalar equipamentos menores, como televisores na parede, mas também prateleiras que suportam eletrodomésticos e demais equipamentos.

Chumbadores

O chumbador para barra roscada com prisioneiro é uma peça que faz a ancoragem de componentes em vários tipos de bases, como alvenaria, painéis, concreto, entre outros. A opção com prisioneiro vem com parafuso, arruela, jaqueta e cone.

Essas peças são usadas com barras roscadas na instalação de sistemas contra incêndio, rede elétrica, instalações de gás, rede hidráulica, instalação de ar condicionado, entre outros trabalhos que exigem uma fixação maior e mais segura.

Como instalar barras roscadas?

A barra roscada com porca e arruela é bastante usada para instalar peças penduradas no teto, especialmente em forros de gesso ou madeira – dependendo do objeto, até em forros de PVC. Primeiro, faça a medição para saber por onde a barra passará.

Com as medidas feitas, use uma furadeira para fazer a perfuração. Em seguida, coloque a barra e fixe-a com porca e arruela (para dar mais sustentação à instalação). Do outro lado, instale o equipamento, que pode ser luminárias ou ventiladores, por exemplo.

Caso você instale uma prateleira ou um equipamento na parede, use chumbadores de aço. Primeiro, meça onde serão feitos os furos e, por eles, coloque o chumbador com o parafuso voltado para dentro da parede. Insira a barra roscada e aperte até atingir a profundidade adequada.

Encontre barras roscadas na Telhanorte!

Na Telhanorte, você encontra não só as barras roscadas, mas também ferramentas para instalá-las, como furadeiras, alicates e parafusadeiras, entre outros. Também aproveite para usar o Ver mais