Disjuntores

Os disjuntores são dispositivos de segurança que protegem um ou mais circuitos elétricos de uma instalação. Eles são instalados em um quadro de distribuição, onde são posicionados todos os disjuntores da instalação, de acordo com suas particularidades. Na Telhanorte, você encontra diversos modelos. Saiba mais!

Saiba como funcionam os disjuntores

Quando os disjuntores recebem uma sobrecarga ou identificam um curto-circuito, eles desarmam automaticamente. Assim, interrompem o circuito e impedem a continuação de fornecimento de energia, evitando danos no sistema. Eles também são conhecidos como chaves para ligar ou desligar o padrão de energia.

Então, os disjuntores são dispositivos eletromecânicos, que agem como se fossem interruptores automáticos, fundamentais para evitar acidentes e até mesmo incêndios. A principal função é detectar picos de corrente elétrica que ultrapassem o que é esperado pelo circuito.

Uma informação muito importante de destacar é que esses dispositivos protegem apenas o circuito contra sobrecarga e curto-circuito. Porém, não impedem que os surtos de energia danifiquem os equipamentos ligados à rede nem protegem as pessoas de choques elétricos.

Os tipos de disjuntores

Além de considerar a amperagem, como opções de disjuntor 40a, 50a ou 70a, por exemplo, vale considerar o tipo de proteção que você deseja ter na sua instalação elétrica. Para isso, existem três tipos diferentes de equipamento, cada um com um mecanismo específico de proteção. Veja abaixo quais são eles:

  • disjuntor magnético: a principal função desse modelo é proteger os equipamentos industriais e de grande porte. Com uma precisão muito boa, esse dispositivo gera um campo magnético que abre o circuito de energia e interrompe a transmissão sempre que identifica uma sobrecarga no sistema;
  • disjuntor térmico: é muito utilizado como precaução contra incêndios. É capaz de detectar uma elevação anormal da temperatura na rede elétrica e interromper automaticamente o fornecimento de energia no circuito;
  • disjuntores termomagnéticos: em uma junção da proteção térmica e magnética, esses modelos são muito utilizados tanto em instalações residenciais quanto comerciais.

O apoio de um profissional é fundamental em toda a obra, especialmente quando o assunto é instalação elétrica. Afinal, acidentes podem ser causados por erros na rede elétrica. Por isso, procure a ajuda de um profissional qualificado na hora de escolher os melhores disjuntores para cada sistema da sua obra.

Os modelos de disjuntores e para onde são indicados

Agora que você já sabe como funcionam os disjuntores, precisa conhecer os modelos e para quais tipos de instalações eles são mais recomendados. Para decidir entre eles, é preciso analisar alguns fatores, como o tipo da rede elétrica, os cabos elétricos e os equipamentos aos quais estarão ligados.

Os principais modelos de disjuntores são os unipolares, os bipolares e os tripolares, que são aplicados em redes monofásicas, bifásicas ou trifásicas, respectivamente. Confira abaixo as especificações de cada um:

Disjuntores monopolares ou unipolares

Os disjuntores monopolares ou unipolares devem ser usados em circuitos de 127 V ou 220 V, com apenas uma fase. Exemplos desse tipo de circuito são os presentes em sistemas de iluminação e tomadas gerais de uma casa.

Exatamente por esse motivo, também são chamados de disjuntores monofásicos, já que se ligam a uma rede onde apenas um cabo é energeticamente carregado e o outro é neutro.

Disjuntor bipolar

O disjuntor bipolar, também conhecido como disjuntor 220 V ou bifásico, é uma opção para circuitos e instalações elétricas que possuem dois condutores de fase. Esse dispositivo é muito utilizado na maioria das casas brasileiras para ligar equipamentos de maior potência.

Entre outras aplicações, esse também é o tipo ideal de disjuntor para chuveiro, torneiras elétricas, tomadas de uso geral ou tomadas de uso especial que apresentam circuitos com duas fases, por exemplo.

Disjuntor tripolar

O disjuntor trifásico ou tripolar é indicado especialmente para circuitos de 220 V ou 380 V, com três condutores de fase, como em motores elétricos trifásicos e comandos elétricos.

Encontre os melhores disjuntores na Telhanorte!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os disjuntores, é hora de escolher os seus. Na Telhanorte, você encontra os melhores produtos e o nosso departamento de elétrica é completo, com itens como tomadas, interruptores, quadros elétricos e tudo o que você precisa para a sua construção.

Acesse nossa loja virtual para aproveitar descontos exclusivos e faça já seu pedido. Escolha a melhor forma de pagamento para o seu bolso, com a garantia de entrega rápida e seguro. Na Telhanorte, você conta com praticidade e preço baixo para decorar, construir ou reformar!

Ordene por:

  • Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.