Caixa de luz

A caixa de luz é um equipamento, geralmente de PVC, com formato 4x2 ou 4x4, que é instalado ainda na fase inicial da obra. Ela tem a função de marcar onde serão fixados interruptores e tomadas, por isso, também recebe o nome de caixa de tomada.

Você encontra caixa de luz para parede interna e externa ou para laje, que é reforçada e especial. Há também modelos próprios para teto. Eles possuem um formato circular, servindo de base para a instalação dos mais diferentes tipos de luminárias, como os famosos pendentes.

Quer saber mais sobre esse item indispensável para a organização de fios e para a segurança da rede elétrica? Então siga com a leitura. Ao final, não deixe de conferir o catálogo de caixas de luz da Telhanorte.

Qual é a função da caixa de luz?

A caixa de luz tem a função de transmitir energia para tomadas e interruptores. Ela carrega marcações em suas laterais no formato circular dos conduítes, que levarão os cabos elétricos até a caixa com segurança.

A instalação correta possibilita o funcionamento adequado e eficiente de todos os tipos de equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, ventilador de chão e de teto, aspirador de pó, climatizador, etc.

Para instalar a caixa de luz deve-se colocar o conduíte no buraco por onde passarão os cabos e cimentar a caixa, finalizando o reboco. Um bom local para colocá-la é atrás da porta. Evite a instalação em lugares frequentemente fechados ou de difícil acesso.

Tipos e modelos

Existem caixas de luz que são feitas de PVC reforçado ou, ainda, de material antichamas. Isso garante que não haverá propagação de fogo caso haja fuga de corrente por qualquer motivo ou acidente.

Uma instalação elétrica malfeita aumenta as chances de curto-circuitos e sobrecarga na rede de energia das residências. Por isso, caso você não tenha experiência, vale considerar contratar mão de obra especializada para a tarefa.

Tamanhos

O material mais comum para fabricação desse tipo de produto é o PVC. Um dos modelos mais usados é a caixa 4x2 de formato retangular, e você pode encontrá-la em amarelo, cinza ou preto. As dimensões costumam ser de 6,2 x 10,2 x 4,6 cm. Esse modelo acomoda até três instalações elétricas.

A caixa octogonal 4x4 é ideal para aberturas de instalação redondas ou arredondadas, sendo perfeita para luminárias em lajes. Além disso, há modelos com outras dimensões, como o de tamanho 3x3. Na Telhanorte, você também encontra modelos com fundo móvel.

Já a caixa 4x4 possui formato quadrado e é maior, permitindo armazenar mais fios. As dimensões costumam ser de 4,8 x 11,2 x 11,2 cm, e ela acomoda a instalação de até seis interruptores.

Caixa de luz e a segurança da rede elétrica

Além de ajudar a organizar e a proteger cabos e fiações, a caixinha para tomada também é responsável por proteger a rede elétrica da casa. Assim, quando a carga de energia está acima do normal e os fios esquentam, os disjuntores e fusíveis entram em ação, interrompendo a passagem de energia.

Esses equipamentos são extremamente importantes, pois evitam os curtos circuitos e incêndios que podem resultar em grandes tragédias. A perda de toda a fiação da casa também pode causar danos financeiros enormes e com custo de reparo elevado.

Encontre tudo para a parte elétrica da sua obra na Telhanorte

A caixa de luz garante que tudo funcione corretamente, além de ser um item indispensável para que a sua rede fique organizada e segura. Na Telhanorte, você encontra não só esse produto, como também tudo o que é necessário para a parte elétrica da sua casa.

Em nosso catálogo, há diversos modelos, como a caixa de luz avulsa ou em kits, além de todas peças, fios, tomadas e ferramentas necessárias para o seu projeto. Material de construção com qualidade é na Telhanorte!

Ordene por:

  • Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.