Telhas, Calhas e Rufos

As telhas são uma das partes mais importantes na composição de uma casa, sendo essenciais para protegê-la contra chuvas, ventos e da ação dos raios solares. Por isso, é fundamental conhecer os diferentes tipos de telha para escolher corretamente a mais adequada para o seu lar.

Principais tipos de telhas

A seguir, confira um guia sobre as opções de telhas que você encontra na Telhanorte. E claro: tudo com promoções imperdíveis!

Telha ondulada de fibrocimento

A telha ondulada de fibrocimento é um dos tipos mais utilizados no Brasil. Elas são produzidas por meio do processamento do cimento com fibras de amianto, que são materiais duráveis e baratos.

Logo, as telhas onduladas de fibrocimento se destacam pelo seu custo-benefício. Embora sejam as mais baratas do mercado, elas também são resistentes às condições externas, podendo durar mais de cinquenta anos.

Além disso, ela é uma telha leve, que facilita o manuseio e pode ajudar a economizar na estrutura de sustentação do telhado. Sua tonalidade cinza também favorece sua customização em trabalhos estéticos de pintura.

Telha romana

A telha romana é outra opção com ótimo custo-benefício. Podendo ser fabricada com vidro, cerâmica e outros materiais, seu maior diferencial é contar com uma estética plana, que pode contribuir para um telhado estiloso e pouco convencional.

Telha paulistinha

A telha paulistinha costuma ser fabricada com cerâmica e se destaca das outras por causa do seu formato semicircular, que facilita o encaixe das telhas durante a instalação. Além disso, apresenta um bom conforto térmico e uma durabilidade considerável, o que a torna uma boa opção para a sua casa.

Telha cumeeira

A telha cumeeira tem uma função diferente das outras telhas apresentadas. Ela é utilizada para ligar as “águas do telhado”, que são os vãos formados pelo encontro das telhas que estão em direções diferentes.

Com isso, além de evitar infiltrações, goteiras e alagamentos, ela também garante que nenhum animal entre na casa, já que cobre todas as brechas no telhado.

Existem telhas cumeeiras de cerâmica, de fibrocimento, de PVC, entre outros materiais. E ela também é encontrada em diferentes modelos: lisa, shed, perfil, etc.

Telha portuguesa

A telha portuguesa de cerâmica é outro tipo de telha muito utilizado no Brasil. Isso porque ela proporciona um bom conforto térmico, é barata e fácil de instalar.

Ela se diferencia pela sua característica de ter uma parte em formato de semicírculo e outra plana. Esse atributo facilita o encaixe, proporcionando mais segurança e um visual agradável.

Além disso, também existe a telha portuguesa de vidro, que é utilizada em espaços onde se deseja ter acesso à luz natural, substituindo a necessidade de utilização de energia elétrica durante o dia.

Outros componentes essenciais para um telhado

Um telhado não é só formado por telhas: calhas e rufos também são componentes essenciais.

A calha é um canal utilizado para captar a água das chuvas e conduzi-la para o local de descarte, que pode ser, por exemplo, um ralo. Isso ajuda a evitar danos no telhado. Já o rufo externo galvanizado é uma chapa metálica, usada para proteger telhados e paredes de infiltrações e outros danos que as chuvas podem causar.

Como fixar as telhas?

Em alguns casos, a utilização de um kit de fixação para telhas, que contém pregos e parafusos para telhado, pode ser necessária para encaixá-las perfeitamente, evitando o surgimento de brechas e garantindo a estabilidade adequada para aguentar ventos e chuvas fortes.

Como melhorar o conforto térmico do telhado?

O conforto térmico é a sensação de satisfação com a temperatura do ambiente, ou seja, é quando a temperatura está em um equilíbrio agradável.

O telhado contribui nesse sentido, mas nem sempre o material das telhas é o mais adequado para garantir uma temperatura agradável. Para isso existe a manta térmica de 2 faces, a melhor opção para melhorar o conforto térmico da casa.

Ela é uma grande folha de alumínio que reflete as radiações solares, garantindo uma redução da temperatura em tempos quentes e ajudando a manter o calor no interior da casa nos tempos frios.

Onde comprar telhas com promoção?

Onde encontrar todas essas opções de telhas e outros itens em um só lugar? Na Telhanorte, claro!

Porém, não é só a nossa disponibilidade de produtos que é incrível, os preços também são! A Telhanorte, com frequência, tem promoções imperdíveis em que os valores ficam ainda mais baixos.

E isso vale para todos os departamentos da loja. Por um preço pra lá de especial, você encontra produtos como: cimento, aços para construção, forros e acabamentos, pregos, parafusos e buchas, ferramentas para construção, reservatórios, e muito mais!

Ordene por:

  • Quantidade
    Calcule a Metragem1Caixa
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

Telhas e Calhas é na Telhanorte

O telhamento é uma das partes mais importantes em uma construção, afinal de contas é ele o responsável por proteger a sua casa do sol, da chuva, do vento e etc. A composição das diferentes partes de um telhado é fundamental para evitar goteiras, umidade, vento encanado, entrada de ar frio ou escapamento do ar.

Aqui na Telhanorte você encontra uma enorme variedade de produtos para telhamento, tais como: rufos, calhas, telhas e parafusos para telhas.

Além de produtos de altíssima qualidade e com um bom preço, só aqui você encontra informações para realizar uma compra consciente, para que tudo saia perfeito na sua construção.

Qual tipo de telha escolher?

Existem diferentes materiais para cada etapa da obra de uma casa, por isso na hora de comprar é preciso conhecer as diferenças de cada material e escolher a melhor opção, de acordo com seu projeto. Na hora de escolher o tipo de telhado, é preciso defini-lo de acordo com o estilo e com o projeto da edificação. Ou seja, o telhado deve ser feito de maneira que comporte a forma e os materiais escolhidos.

Para quem busca uma obra mais clássica, o telhado inclinado com telhas é o ideal. Já um projeto mais moderno, com a cobertura visualmente mais plana, pede um telhado com inclinação menor.

Mas qual o melhor material para a estrutura da telha? Na estrutura geralmente são utilizados componentes como concreto, madeira e metal. Já para o material das telhas, a escolha pode influenciar aspectos como estética, ruído, escoamento da água e conforto térmico.

Metálica

O tipo de telha metálica é ideal para cobrir grandes vãos. É o material perfeito para os galpões e outros empreendimentos comerciais, e apresenta bom conforto térmico.

Concreto

Apresenta um material mais pesado e resistente que outras telhas. O concreto é um material poroso, o que demanda a manutenção e impermeabilização das peças. Tem bom desempenho térmico.

Barro

A telha de barro é um dos modelos mais tradicionais, fabricada em diferentes modelos e deixa a estrutura da casa mais bonita. Por ser pequena, demanda mais peças e encaixes, o que aumenta a possibilidade de infiltração de água da chuva. É bastante resistente e indicada para telhados aparentes.

Fibrocimento

Perfeita para quem busca uma opção barata e simples. Por ser grande, apresenta menos problemas com goteira, mas tende a aquecer mais do que outras telhas. Pode quebrar com mais facilidade, por isso a instalação deve ser feita com cuidado.

Para quê serve uma calha?

Muitos dos danos estruturais de casas e prédios são resultado direto da ação da água. As calhas são peças moldadas que conduzem a água que cai dos telhados para onde se desejar. Esse dispositivo protege sua residência de sérios danos provocados pela água e previne as fundações de rachaduras e corrosões.

Tipos de calha

Existem vários modelos e tipos de calhas, e cada um tem uma função específica. Elas devem sempre ser escolhidas segundo o local de instalação. Os tipos mais utilizados são: calha moldura para beiral, calha americana para beiral e calha quadrada para encontro com parede.

Quando é o caso de o telhado estar um pouco acima do muro ou quando a parte que se aproxima da parede não é seu beiral, pode ser usada uma destas três calhas: calha platibanda, rufo interno ou rufo externo. Esses modelos são muito importantes, principalmente os rufos, pois evitam infiltração em áreas de difícil acesso.

As calhas ainda são ótimos captadores de águas pluviais e favorecem o armazenamento em cisternas para reutilização – como água de serviço.

Gostou de saber um pouco mais sobre Telhas e Calhas? Agora que você já sabe como escolher o modelo certo para sua construção, não deixe de conferir as melhores opções de materiais de construção aqui na Telhanorte.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.