Transformadores

Transformadores e autotransformadores são peças elétricas capazes de converter um valor de tensão em outro, por meio da indução eletromagnética, transformando a corrente elétrica e suprindo a necessidade do aparelho ou da rede elétrica.

Na prática isso quer dizer que com transformadores e autotransformadores você pode, por exemplo, ligar o aparelho 220V em uma tomada 110V ou o contrário.

Então, qual é a diferença entre o transformador e o autotransformador e quando usar cada um deles? Confira abaixo nossas dicas e descubra também quanto custa autotransformador e transformador.

O que são transformadores e autotransformadores?

Todo cuidado é pouco quando falamos sobre a rede elétrica de uma casa. 

Por isso, se você procura por transformadores, indicamos que entenda quais são as melhores opções do mercado para garantir que, além do melhor preço para autotransformador 110V para 220V e 220V para 110V, você esteja garantindo segurança e qualidade à instalação. 

A seguir, apresentamos uma breve explicação sobre a função e composição de transformadores e autotransformadores

Esperamos te ajudar a entender qual é a melhor opção para sua necessidade, entretanto, lembre-se de sempre consultar um especialista.  

Transformadores 

Para converter um valor de tensão em outro e manter o equilíbrio de qualquer da rede elétrica, o transformador é composto por duas bobinas separadas, uma para o circuito de entrada e outra para o circuito de saída. No centro há um núcleo de ferro. 

A bobina de entrada recebe a energia e a bobina de saída libera a nova tensão elétrica. 

A bobina de entrada, ao receber a corrente, gera um fluxo magnético que induz uma corrente na bobina secundária. 

Nesses casos, a proporção entre as tensões de entrada e saída é a mesma entre os números de espirais das bobinas. Na situação em que um transformador com 1.000 espirais na bobina primária e 500 na bobina secundária recebe uma tensão de 100 volts, a tensão de saída será de 50 volts.

Autotransformador

Autotransformadores também transformam os valores da tensão de entrada em outros valores de saída. Entretanto, os valores de saída não precisam ser proporcionais aos de entrada. Ou seja, para uma tensão de entrada, é possível gerar diferentes valores de tensão de saída. 

Diferente do transformador comum, o autotransformador possui apenas um enrolamento em torno do núcleo de ferro.

A desvantagem do autotransformador é a ausência de isolamento entre os circuitos conectados. A vantagem é o custo reduzido para realizar quase a mesma função do transformador, uma vez que ele utiliza menos materiais em sua construção.

Além disso, o autotransformador tem um rendimento maior e uma menor queda de tensão.

Em suma, um autotransformador tem a mesma função de um transformador: converter uma corrente com tensão de 110V em 220V, ou de 220V em 110V; a diferença entre os dois está na estrutura interna que possibilita essa conversão. O uso de autotransformadores é muito comum, por exemplo, para ligar geladeiras mais antigas na tomada, possibilitando ligar uma geladeira de 220V em uma tomada comum de 110V.

O mais importante sobre transformadores e autotransformadores é garantir a compra de produtos de qualidade, de marcas certificadas. 

Consulte um eletricista experiente para saber qual modelo de autotransformador 500VA, 1010VA, 1500VA ou 2000VA Forceline, você deve comprar de acordo com a necessidade da rede. 

Lembrando que a unidade de medida VA significa volts amperes e é utilizada pelo Inmetro para diferenciar autotransformadores. 

Um VA corresponde a 0,7 Watts. Assim, para um aparelho com a potência de 350W (watts) devemos fazer o cálculo de 350 dividido por 0,7, ou seja, 500. Isso significa que você vai precisar de um transformador de 500VA.

Essas informações são decisivas para garantir segurança na instalação elétrica e garantir que a transformação da corrente elétrica será feita de maneira adequada, sem prejudicar equipamentos e a própria instalação da casa.  

Onde comprar autotransformador e transformador?

Afinal, onde comprar autotransformador 110V para 220V ou 220V para 110V? Na Telhanorte você encontra as melhores marcas e produtos de qualidade para sua instalação elétrica. 

Aproveite as promoções de autotransformador 500VA, 1010VA, 1500VA e 2000VA Forceline e garanta segurança para equipamentos e instalações elétricas, aproveitando as facilidades de ter uma rede elétrica que atenda a diferentes necessidades. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra diversos opções e oferta  de autotransformador 500VA, 1010VA, 1500VA, 2000VA Forceline de marcas confiáveis com certificação de segurança. 

Além disso, em poucos cliques você também tem acesso ao nosso departamento de Elétrica e poderá encontrar tudo o que você vai precisar para a rede Elétrica como: eletrodutos e conduítes, caixas e quadros elétricos, tomadas e interruptores, fios e cabos e mais.   

Na nossa loja virtual você também encontra tudo o que precisa para sua cozinha e lavanderia, banheiro, área externa, além dos melhores materiais de construção e itens para obras em geral. 

Aproveite nosso cartão de crédito Telhanorte e acesse as melhores condições de pagamento do mercado. 

Confira abaixo nossas as melhores ofertas de autotransformador 110V para 220V e 220V para 110V.

  • Calcule a Metragem 1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.