Spots
  Um projeto luminotécnico bem elaborado valoriza a decoração e melhora a ergonomia do ambiente, porque a luz pode destacar objetos, criar estímulos cognitivos e deixar o espaço funcional. Todos esses objetivos podem ser alcançados utilizando os spots.
     As luminárias spots são pequenas peças que fornecem luz direta. Elegantes e versáteis, elas podem ser instaladas em qualquer local e combinadas com outros modelos de luminárias. Continue com a gente e veja dicas sobre como utilizá-las!
  Tipos de spots
   Vamos começar falando sobre os tipos de spots: há versões de embutir, de sobrepor, de trilho e para móveis. Independentemente do modelo, as peças estão disponíveis em tamanhos e formatos diferentes. Por isso, é fácil adaptá-las a qualquer ambiente.
       Spots de embutir
  Os spots de embutir são instalados dentro do forro de gesso. Eles podem ser quadrados, redondos e ovais em diversos tamanhos. São peças discretas, que complementam facilmente a decoração de qualquer ambiente. Assim, são boas opções para compor a iluminação de espaços com design minimalistas.
     Spots de sobrepor
  Os spots de luz de sobrepor são ótimos para iluminar locais sem forro ou com teto rebaixado e têm vários formatos. Esse estilo de luminária cria um ambiente sofisticado, sendo perfeito para destacar itens decorativos, como quadros, espelhos e prateleiras.
  Spots de trilho
  O modelo de trilho pode ser instalado em qualquer lugar e é bem versátil, porque é possível alternar a posição das lâmpadas, direcionando a luz de várias formas. Ele é uma boa opção para integrar espaços modernos. Trilhos e spots pretos, por exemplo, podem criam um complemento autêntico para o design com estilo industrial.
        Spots para móveis
  Esse modelo é pensado para melhorar a iluminação em móveis como armários, estantes e prateleiras. Geralmente, as peças são pequenas, possuem luz de LED e podem ser embutidas em madeira e MDF. Além de tornar o espaço mais funcional, elas são excelentes para destacar a decoração.
     Como usar os spots
   Além de conhecer os principais tipos de spots, é interessante aprender como combiná-los com o espaço. É possível usar diversas peças, criando conjuntos com inúmeras finalidades. Assim, detalhes como a tonalidade da luz, o posicionamento das lâmpadas e a quantidade de luminárias fazem a diferença no resultado do projeto.
      Tonalidade da luz
  A tonalidade da luz influencia o estilo da decoração e contribui para a ergonomia do ambiente. Enquanto cores frias criam a sensação de alerta, as quentes e amareladas trazem aconchego e relaxamento. Por isso, uma boa dica é começar o projeto definindo os efeitos desejados com a iluminação.
      Posicionamento das lâmpadas
  Na hora de posicionar os spots, analise o ângulo de abertura da luz. Ele pode tanto aumentar quanto diminuir a luminosidade.  Assim, posicione as luminárias de acordo com o resultado almejado. Quanto maior for a distância entre as peças, maior será o contraste entre luz e sombra.
       Quantidade de luminárias
  Da mesma forma, é preciso pensar na quantidade de luminárias necessária para iluminar o espaço. Lembre-se de que o excesso deixa o ambiente visualmente cansativo, enquanto a falta cria sombras desnecessárias. Uma sugestão é utilizar spots duplos, já que eles fornecem uma boa iluminação com apenas uma peça.
      Veja mais luminárias incríveis na Telhanorte!
  Você já viu que é simples utilizar os spots, não é mesmo? Você pode instalar esse tipo de luminária na sala, na cozinha, no quarto ou em qualquer cômodo. Agora, é só escolher os modelos que mais combinam com o projeto. Na Telhanorte, você encontra diversas opções para deixar o ambiente mais autêntico e charmoso!
   Também confira outros modelos incríveis de   luminárias para destacar qualquer ambiente. Temos uma seção inteira dedicada a elas, com plafons, arandelas, lustres, pendentes e muito mais. Você pode comprar pelo site ou pelo app e retirar na loja! Acesse agora e aproveite!