Argamassas

A escolha de boas argamassas é fundamental para a etapa de acabamento de obras e reformas. Afinal, há tipos diferentes desse material colante, que deve garantir a durabilidade de fixação de pisos, revestimentos cerâmicos, pedras e porcelanatos.

Geralmente, a argamassa é uma mistura homogênea, composta por agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água. Entre esses elementos, os mais comuns são cimento, cal hidratada e areia natural. Também pode haver aditivos para ampliar a aderência em pisos e revestimentos.

Como escolher a argamassa?

Sabia que a qualidade da marca não é o único critério a ser levado em conta na compra de argamassas? O material está disponível em três diferentes categorias principais, cada uma com uma indicação. Conheça melhor as características de cada tipo para fazer a escolha certa.

Argamassa AC1

Geralmente, esta categoria é utilizada como argamassa interna no revestimento de paredes de cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Ela apresenta bons resultados no assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos de até 60 x 60 cm ou porcelanatos com baixo índice de absorção.

A embalagem mais comum disponível no varejo é a de argamassa de 20 kg. A quantidade usada depende do modo de aplicação de cada material de acabamento. Porém, em média, são necessários cinco quilos de argamassa para cada metro quadrado de área revestida.

Argamassa AC2

As argamassas desta categoria têm propriedades que suportam os efeitos de variações de temperatura, umidade e ação do vento. Por isso, são mais versáteis e podem ser aplicadas tanto em áreas internas (como o banheiro) quanto externas.

Um tipo de AC2 muito utilizado nas obras atualmente é a argamassa branca, que costuma ser a mais indicada para porcelanatos de até 60 x 60 cm. Além de ser prática e ter um bom efeito estético, geralmente, apresenta a melhor relação custo-benefício.

Argamassa AC3

A argamassa AC3 tem maior resistência e poder de aderência entre as categorias. Por isso, é indicada para locais que sofrem mais variações de umidade e temperatura, como piscina aquecida, sauna, churrasqueira e laje com vão maior que cinco metros.

Este tipo também garante maior durabilidade de fixação para materiais grandes. Por isso, é indicado como argamassa para porcelanato maior que 60 x 60 cm, por exemplo. É uma boa opção para um investimento de longo prazo.

Argamassas com aditivos

Para realçar determinadas propriedades da argamassa, de acordo com as necessidades da sua obra, você pode incluir aditivos à mistura. Entre os tipos mais comuns estão o plastificante, o impermeabilizante e o colante.

O aditivo plastificante dá maior consistência à argamassa, o que facilita a aplicação, além de reduzir infiltrações. Já o aditivo colante melhora a aderência do produto. Como o próprio nome diz, o aditivo impermeabilizante reduz a permeabilidade do produto. Também há argamassas já aditivadas para diferentes funções. Veja abaixo.

Argamassa polimérica

Entre outros aditivos, a argamassa polimérica tem polímeros e minerais que deixam a mistura mais densa e fácil de trabalhar. O produto tem ótimo custo-benefício, pois rende mais. Além disso, a praticidade de aplicação reduz as horas de mão de obra.

Argamassa piso sobre piso

Com mistura de alta aderência, a argamassa piso sobre piso proporciona assentamento sobre superfícies já revestidas previamente, como pisos cerâmicos antigos e contrapiso. Para ambientes internos, também pode ser aplicada diretamente sobre gesso acartonado e marmorite.

Argamassa baritada

Esta argamassa é ideal para ambientes onde são realizados procedimentos radiológicos, como laboratórios, hospitais, clínicas médicas e odontológicas. A mistura tem sulfato de bário de alto teor, que blinda o piso e evita que a radiação seja transmitida a outros locais.

Saiba tudo sobre pisos e revestimentos para a sua obra

Agora que você sabe mais sobre argamassas, que tal acessar a nossa categoria geral de pisos e revestimentos? Aqui na Telhanorte, temos tudo o que você precisa para o acabamento da sua obra, com qualidade e muita variedade.

Se você também quiser maior orientação, não deixe de acessar nossos canais de atendimento, em destaque em todas as categorias. A nossa equipe terá a maior satisfação em fazer parte da realização do seu projeto!

Ordene por:

  • Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.