Cimento

O cimento é responsável por 90% das misturas da etapa básica de uma obra. Seja para assentamento de alvenaria, piso, pedras, concreto para nivelamento do chão ou para uma tendência de decoração rústica como o cimento queimado.

O saco de cimento é um material indispensável no processo de construção e também de reforma. Confira as ofertas e preços que a Telhanorte tem para você!

Saco de cimento Nacional, Argos e mais na Telhanorte!

A parte cinza da obra é a fase bruta da construção, onde a fundação e os pilares são levantados. Não à toa, o cimento é o material de construção principal dessa etapa. 

O pó que chamamos de cimento é formado de clínquer que é uma mistura de calcário, argila e outros componentes químicos.

A essa base podem ser adicionados outros materiais como:

- gesso: aumenta o tempo de pega do cimento que é quanto tempo ele demora para endurecer;

- escória: junto com sulfato aumenta a durabilidade, porém sozinho na mistura tende a diminuir a resistência do cimento;

- argila pozolânica: faz com que o concreto fique mais impermeável;

- calcário: usado para baratear o custo do cimento.

Via de regra, os tipos de cimento servem para qualquer tipo de obra, mas de acordo com o material misturado na fórmula, as características mudam, direcionando seu uso.

Comprar cimento não é uma tarefa complexa, mas é importante pensar no tipo de obra que você vai conduzir, no local em que ela se encontra, o que seja feito em cada cômodo, etc.

Isso facilita a definição de quantos sacos de cimento serão necessários e se vale a pena comprar sacos de 1 Kg ou 25 Kg.

Achava que cimento era tudo igual? Conheça os oito tipos principais encontrados no mercado Brasileiro de acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland

Tipos de cimento para construção

Popularmente falamos apenas cimento para nos referir a este material de construção, mas o “nome completo” é cimento Portland — nome da ilha britânica onde o empresário Joseph Aspdin descobriu a mistura em 1824.

Todos os tipos de cimento desempenham mesma função: misturado com água, o pó vira uma massa com propriedade ligante que depois de seca não se decompõe, nem se for molhada novamente. 

Então o que muda de um cimento para o outro? Os materiais extra colocados na mistura que agregam novas características ao cimento. Conheça os oito tipos de cimento disponíveis:

1. Cimento CP-I ou Portland Comum: tem apenas gesso adicionado no clínquer, o que permite trabalhar mais tempo a massa já que ela não seca rápido, porém perde em resistência. É um dos cimentos mais caros e já pouco comercializado no mercado. 

2. Cimento CP-II ou Portland Composto: é o tipo mais versátil e funciona nas diversas partes de uma obra. Possui outros materiais na composição, o que resulta em três subtipos:

> CP-II E: cimento com escória de alto-forno;

> CP-II Z: cimento com material pozolânico;  

> CP-II F: cimento com material carbonático/ fíler.

3. Cimento CP-III ou Portland de Alto-forno: possui escória de alto-forno na composição (entre 35% e 70%). É mais durável, impermeável, resistente e libera menos calor em contato com água. Resistente a sulfatos. 

4. Cimento CP-IV ou Portland Pozolânico: possui material pozolânico na fórmula (entre 15% e 50%). É um tipo de cimento ideal para construções em locais de praia. O pozolânico torna a fórmula da massa mais estável quando usada com outros reativos, principalmente os ácidos como o sulfato. Também não absorve água e suporta altas temperaturas, ideal para concretagens de grande volume.

5. Cimento CP-V ou Portland de alta resistência inicial: é usado na fabricação de concretos por ter uma fórmula que endurece rapidamente nas primeiras horas. Depois do período de maturação (28 dias, em média) fica ainda mais resistente. 

6. Cimento RS ou Portland resistente a sulfatos: esse tipo de cimento é usado em construções na praia, em indústrias e na parte de esgoto, ambientes expostos a ação de substâncias ácidas.

7. Cimento branco ou Portland branco: o pó deste tipo de cimento é branco, ao contrário dos demais que são cinza, pois tem menos manganês e ferro na fórmula, além de caulim substituindo a argila. Existem dois tipos:

> Cimento branco estrutural: usado no acabamento, podendo substituir até a pintura em alguns casos;

> Cimento não estrutural: usado para fazer o rejunte de cerâmicas.

8. Cimento Portland de baixo calor de hidratação: a característica que destaca esse tipo de cimento é que ele atrasa a perda de calor, o que evita fissuras térmicas, principalmente em estruturas grandes. 

Aproveite nossas promoções e ofertas de cimento!

Agora que você já está expert no quesito cimento, pode escolher entre saco de cimento de 1 Kg ou 25 Kg das melhores marcas do mercado que reunimos aqui no site.

Na Telhanorte, além do cimento, você encontra todos os Materiais de Construção para a parte cinza da sua obra ter o máximo de qualidade e eficiência

Aproveite os descontos do site para comprar online e receber em casa!

  • Calcule a Metragem 1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.