Tubo para água fria

Os tubos para água fria são os chamados tubos soldáveis e, geralmente, são os canos de cor marrom. Um tubo de PVC de 40mm, 50mm ou 25mm para água fria pode ser usado em instalações residenciais, prediais e comerciais. Confira as melhores opções de tubulação de água fria que separamos para você aqui no site da Telhanorte!

Tubo para água fria Tigre, Fortlev e Blukit é na Telhanorte!

O planejamento hidráulico é uma etapa muito importante na fase de estruturação da base de uma obra de construção ou reforma.

A parte hidráulica merece uma atenção mais que especial, já que é responsável por conduzir água para torneiras, pias, descargas, etc.

Dessa maneira, é preciso estar muito atento no momento da escolha dos componentes das conexões para encanamento de água fria.

Aqui no site da Telhanorte você encontra canos e tubos para água fria das marcas Tigre, Fortlev e Blukit. Confira mais sobre esses itens logo abaixo!

Tubulação de água fria: por que é necessário separar?

O tubo para água fria é um tipo de tubulação específica que é instalado, como o próprio nome diz, para a passagem de água fria.

A separação do encanamento entre canos para água fria e água quente é importante porque os materiais dos quais são feitos esses tipos de cano são diferentes.

Dessa forma, um cano para água fria não suporta tão bem a água quente, podendo causar danos a estrutura hidráulica da casa. 

Geralmente, o cano de água fria é de PVC que é um material resistente, mas que não tolera muito bem o calor.

Quando a casa é construída com um sistema de aquecimento ou em uma reforma é escolhido fazer a troca, os canos precisam ser mais grossos para garantir o isolamento térmico da água.

Em grande parte do Brasil são usados os tubos para água fria, principalmente porque no nosso clima tropical, a necessidade de água quente é muito pontual.

Porém, em regiões como no Sul do país, as residências possuem necessidade de aquecimento da água, devido às baixas temperaturas no inverno.

Dessa forma, é importante usar a tubulação adequada na casa para garantir que o sistema hidráulico seja resistente e suporte a temperatura da água que vai passar por ele. 

Tipos de cano de água fria para cada ambiente

No que diz respeito a tubo para água fria, é importante analisar os principais tipos para escolher o modelo ideal de acordo com as suas necessidades.

- PVC

Esse é o tipo de tubo para água fria mais comum. Tem fácil manuseio e suporta temperaturas de até 25ºC. Os canos e tubos de PVC existem em diferentes tamanhos e formatos e se ajustam de acordo com o local em que serão colocados. Podem ser soldados ou rosqueados.

- CPVC (policloreto de vinila clorado)

Esse tipo de tubulação para água fria também possui manuseio prático e fácil. Além disso, é o tipo mais flexível e também pode ser indicado para água quente. 

Os tubos de policloreto de vinila clorado (CPVC) são soldados a frio e os mais práticos para estruturar um sistema hidráulico. 

- PEX (polietileno reticulado)

O fator mais atrativo desse tipo de tubo para água fria é que ele se assemelha a uma mangueira, sendo muito flexível. Dessa maneira, é possível dispensar o uso de algumas conexões. Tem uma vida útil maior em relação ao cano de PVC.

- PPR (polipropileno copolímero random) 

É um tipo de tubo para água fria que não necessita soldagem, pasta ou colas. Isso torna a instalação mais prática e simples. A vantagem do tubo PPR é a resistência do material e sua boa tolerância a altas temperaturas também.

Confira a categoria de Material Hidráulico da Telhanorte

Além dos tubos e canos, você vai precisar de cotovelo, tê, abraçadeira, joelho, luva e união para água fria. 

Navegue pelo nosso site e confira os preços de tubos e canos para água fria do nosso site. 

Não deixe de conferir também os produtos e materiais hidráulicos da Telhanorte! Aqui você encontra qualidade e variedade pelo melhor preço do mercado!

  • Calcule a Metragem 1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

Tubos, canos e conexões é na Telhanorte!

Antes de reformar ou construir, é preciso contar com um bom planejamento. E a parte hidráulica merece uma atenção mais que especial, já que é responsável por conduzir água para torneiras, descargas, etc.

Dessa maneira, é preciso estar muito atento no momento da escolha dos componentes das conexões no geral, como tubos e conexões, além dos ralos e sifões.

Confira mais sobre esses itens logo abaixo!

Ralos

Os ralos são itens de extrema importância para ajudar no escoamento da água que já foi utilizada. Além disso, também ficam responsáveis para fazer a devida ligação entre a tubulação e a rede de esgoto.

Os modelos mais populares são os ralos redondos (de plástico ou inox) que apresentam um ótimo custo benefício.

Já o ralo sifonado apresenta um funcionamento semelhante ao sifão de pia, isto é, conta com um pequeno espaço que armazena água; evitando que os gases retornem ao local e impedindo o mau cheiro no ambiente.

O ralo seco, por sua vez, escoa a água instantaneamente, sem possibilidade de armazenamento. O impasse, nesse caso, é que dependendo do ambiente, há possibilidade de mau cheiro.

Sifões

O sifão tem a função de proteger os ambientes do mau cheiro do esgoto, já que os tubos da rede estão sempre cheios de gases. Você pode instalá-los em:

Caixa sifonada;
Pias;
Lavatórios;
Ralos.

Compre o tubo certo para cada ambiente

No que diz respeito às tubulações, é importante analisar os principais tipos para escolher o modelo ideal de acordo com as suas necessidades.

PVC

Esse é o tipo mais comum. Tem fácil manuseio e é mais indicado para água fria, podendo suportar até 25ºC.

CPVC

Esse tipo de tubulação também possui manuseio prático e fácil. Além disso, é um tipo mais flexível, visto que é indicado para água quente e fria.

PEX

O fator mais atrativo desse tipo de tubulação é que ela se assemelha a uma mangueira, dessa maneira, é possível dispensar o uso de algumas conexões. Suporta água quente e fria.

Cobre

A tubulação em cobre necessita de isolamento térmico e mão de obra especializada para fazer a devida instalação. No entanto, é o tipo que possui mais tempo de vida útil, podendo suportar até 1100ºC, sendo mais indicado para caldeiras.

Confira a categoria de Material Hidráulico da Telhanorte

Não deixe de conferir os produtos e materiais hidráulicos da Telhanorte! Aqui você encontra qualidade e variedade pelo melhor preço do mercado!

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.