Bombas e Pressurizadores

As bombas e os pressurizadores de água são equipamentos que podem ser instalados em sistemas hidráulicos para melhorar o fluxo e a pressão do líquido, aumentando a vazão de água em torneiras e chuveiros.

Na Telhanorte, você encontra bomba submersa vibratória e diversos modelos de pressurizadores de água 127v/220v Lorenzetti: PL9, PL12 ou PL20.

Mas antes de falarmos sobre os nossos preços baixos e ofertas imperdíveis, vamos conhecer melhor as bombas e os pressurizadores, pois eles têm algumas diferenças. Confira!

O que é e como funciona uma bomba de água?

A bomba de água é um equipamento utilizado para melhorar o fluxo e a pressão de líquidos, facilitando a transferência da água de um local para o outro.

Ela é instalada no sistema hidráulico com tubos e conexões e possui um rotor (peça que gira em torno do seu próprio eixo) que “puxa” a água e a pressiona para outro lugar, que costuma estar em uma camada superior.

Por isso, a bomba de água é utilizada principalmente em poços artesianos, caixas d’água e espaços alagados.

Afinal, o impulsionamento que esse equipamento proporciona ajuda a água a chegar em lugares que ela não conseguiria sozinha.

Tipos de bombas de água

Existem diferentes tipos de bombas de água que funcionam de formas distintas e que servem para situações específicas.

A mais utilizada é a bomba submersa, mas há outros modelos com características diferentes. Conheça os principais tipos a seguir:

Bomba submersa

A bomba submersa vibratória é um aparelho fabricado para funcionar por tempo indeterminado dentro da água. 

Elas costumam ter uma profundidade de funcionamento máxima de vinte metros. Contudo, há diversos modelos que contam com características diferentes.

Além disso, a bomba submersa também pode ser produzida em diversos materiais. Geralmente, é possível encontrá-la em aço inox e ferro, porque são metais que possuem uma boa resistência. Mas isso também é algo que varia.

Por causa desses aspectos mencionados, a bomba submersa vibratória é uma boa escolha para quem precisa aumentar a pressão da água de poços artesianos ou caixas d’água.

Bomba submersível

A bomba submersível também funciona embaixo da água, a diferença é que ela possui um tempo de funcionamento que é determinado pela marca do produto.

Esta bomba é fabricada para ficar submersa apenas por um certo período de tempo. Por causa disso, ela é usada principalmente em drenagens e espaços alagados.

Afinal, a bomba submersível só pode ser utilizada em tarefas que não são contínuas e que podem ser concluídas de forma relativamente rápida.

Assim como acontece com a bomba submersa, a profundidade e o material de fabricação da submersível também varia de produto para produto.

Bomba centrífuga

A bomba centrífuga se diferencia das anteriores por ser um equipamento fabricado para funcionar em ambientes secos e acima do solo.

Ela consegue bombear líquidos que estejam a uma profundidade de até sete metros, com uma grande pressão e fluxo.

No entanto, é preciso instalar uma válvula de retenção no sistema hidráulico para que a bomba centrífuga funcione corretamente. 

Essa peça faz com que o líquido siga em uma direção específica, impedindo-o de voltar de onde veio.

O uso da bomba centrífuga é indicado para irrigação de áreas rurais e situações relacionadas ao saneamento básico.

O que é e como funciona um pressurizador de água?

O pressurizador de água é um equipamento bem semelhante à bomba. A diferença está no fato de que ele apenas ajuda a melhorar a vazão de água em torneiras e chuveiros. 

Ou seja, ele não é utilizado para transferir líquidos de um espaço para outro, porque não possui a mesma potência e funcionalidade das bombas.

Aliás, para ter resultados mais eficientes, as bombas e os pressurizadores são aparelhos que podem ser usados em conjunto no sistema hidráulico.

Tipos de pressurizadores

Assim como ocorre com as bombas, os pressurizadores de água também possuem modelos diferentes que funcionam de maneiras distintas e que são utilizados para fins específicos. Veja os três principais tipos:

Fluxostato

O fluxostato é ideal para aumentar a vazão de água apenas em um ponto específico da casa (uma torneira, um chuveiro, etc.). 

Além disso, ele precisa ser instalado em um local que fique abaixo do nível da caixa d’água, pois só funciona quando o líquido vem de cima.

O fluxostato é o tipo mais barato, mas também o menos potente. Contudo, ele apresenta um baixo gasto de energia, porque a sua ativação apenas ocorre quando o fluxo de água passa por ele, ou seja, quando você abre a torneira ou o chuveiro.

Pressostato

O pressostato apresenta um funcionamento diferente, porque ele, continuamente, mantém a pressão da água alta.

Sempre que a pressão fica muito baixa, o pressurizador é ativado para aumentá-la, mesmo que nenhum ponto da casa tenha sido aberto.

Ele possui uma certa vantagem sobre o fluxostato, pois pode ser instalado tanto acima como abaixo do reservatório de água e porque serve para equilibrar a pressão em diversos pontos da casa. 

Porém, pode apresentar um gasto maior de energia, visto que ele é ativado mesmo quando não há consumo.

Inversor de frequência

O inversor de frequência é o tipo de pressurizador de água mais potente, conseguindo controlar ininterruptamente a pressão de grandes sistemas hidráulicos.

Apesar de controlar continuamente a pressão da água, o inversor de frequência funciona de uma forma diferente do pressostato, pois ele regula a sua potência de acordo com o consumo.

Esse é um ponto bastante benéfico, porque pode ajudar a reduzir o seu gasto de energia, visto que o fluxo de água será amplificado apenas quando houver o uso.

Onde comprar bombas e pressurizadores?

O lugar perfeito para comprar bombas e pressurizadores com preços baixos é a Telhanorte!

Em nossa loja virtual, você encontra bomba submersa vibratória e diversos tipos de pressurizador de água 127v/220v Lorenzetti: PL9, PL12 e PL20. Tudo com promoções incríveis!

Coloque em seu carrinho as bombas e os pressurizadores que você precisa e também veja os outros departamentos que temos: reservatórios, registros, bases e válvulas, chuveiros e duchas, torneiras e misturadores, descargas e muito mais!

E lembre-se de aproveitar os benefícios das nossas condições de pagamento. Você pode parcelar as suas compras em até 8 vezes sem juros (com parcelas de no mínimo cem reais). Mas com o Cartão Telhanorte, esse benefício aumenta para até 10 vezes sem juros (com parcelas de no mínimo cem reais). Peça já o seu!

Ordene por:

  • Quantidade
    Calcule a Metragem1Caixa
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.