Fios e Cabos Elétricos

A diferença entre fios e cabos elétricos está na sua composição e resistência ao movimento mecânico, já que suas funções e capacidades são proporcionais. Um cabo elétrico é formado por vários fios que unidos em determinada espessura conseguem conduzir uma corrente, cuja capacidade é proporcional ao seu tamanho em milímetros. Os circuitos que alimentam luminárias, por exemplo, devem ter cabos de no mínimo 1,5 mm².

Confira nossas dicas com tudo sobre fios e cabos elétricos para acertar na escolha dos fios para instalação elétrica residencial da sua obra!

Dicas sobre instalação de fios e cabos elétricos em construções

Na hora de planejar uma reforma é muito importante se atentar à parte elétrica e a todos os detalhes. 

Os fios e cabos elétricos têm a importante função de condutores de eletricidade atribuídos à distribuição de luz, força motriz, aquecimento, sinalização, campainha, etc. Normalmente, são utilizados em instalações fixas, embutidas ou aparentes.

A instalação elétrica tem que ser de qualidade e apresentar um bom funcionamento para que possa durar. 

Encontre aqui na Telhanorte todos os acessórios elétricos, como rolos de fio de 50m e 100 metros, fio de luz, cabo flexível e cabos elétricos.  

Como funcionam os fios condutores de eletricidade

Os rolos de fio são feitos de materiais distintos de acordo com sua função. Os fios e cabos elétricos são usados tanto para transportar energia elétrica quanto para informação. 

Geralmente, são feitos de metais como alumínio e cobre que são os principais condutores usados em fiação elétrica.

Quando um sistema elétrico é bem feito, sua durabilidade chega a ser de 20 anos. É muito importante ressaltar que problemas na parte elétrica da construção podem causar curto-circuitos.

Portanto, então é de extrema importância que a cada 10 anos seja feita uma revisão na parte de cabos e fios elétricos de toda residência.

Tipos de cabos elétricos

Na hora de escolher os cabos elétricos, é necessário saber que existem algumas especificações. 

Por exemplo, existem tipos de cabos como o condutor isolado e o cabo unipolar, que é constituído por um único condutor isolado provido de cobertura sobre a isolação.

Já o multipolar é um cabo flexível pois é constituído por vários condutores isolados cobertos.

Além disso, há uma variedade de fornecedores qualificados como fios Cobrecom, Fixtil, Eletrofita, Forceline, entre outros.

Na hora de comprar cabos elétricos, tenha em mãos as especificações sobre a bitola do rolo de fio flexível que pode variar entre 1,5mm, 2,5 mm, 4mm, 6mm, 8mm, 10mm e 16mm de espessura.

Os fios e cabos elétricos também vem em opções de cores diferentes como branco, preto, azul, amarelo, verde ou vermelho que podem se adequar a sua construção conforme orientação do seu eletricista.

Tudo para instalação de fios e cabos elétricos

Gostou das nossas dicas sobre a instalação de cabos e fios elétricos? 

Aqui na Telhanorte nós temos uma categoria só com produtos de Elétrica para que não falte nenhum material na sua construção. Desde caixas e quadros elétricos, até disjuntores e fusíveis e tomadas e interruptores.

Confira nossas opções de fios e cabos com preços competitivos do mercado e ainda nossa sessão de promoção para sua obra não pesar no bolso!

  • Calcule a Metragem1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

O básico que você precisa saber sobre a instalação elétrica da construção

Na hora de planejar uma reforma é muito importante se atentar à parte elétrica e em todos os detalhes. Os fios e cabos têm a importante função de condutores de eletricidade atribuídos à distribuição de luz, força motriz, aquecimento, sinalização, campainha, etc. Normalmente em instalações fixas, embutidas ou aparentes.

A instalação elétrica tem que ser de qualidade e apresentar um bom funcionamento. Encontre aqui na Telhanorte todos os acessórios elétricos, como rolo de fio, fio de luz, cabo flexível e cabos elétricos.  

Como funcionam os fios condutores de eletricidade?

Os rolos de fio são feitos de materiais distintos de acordo com sua função. Os fios e cabos são usados tanto para transportar energia elétrica quanto para informação. Normalmente feitos de metais como alumínio e cobre, que são os principais condutores.

Quando um sistema elétrico é bem feito, sua durabilidade chega a ser de 20 anos. É muito importante ressaltar que problemas na parte elétrica da construção podem causar um curto-circuito, então é de extrema importância que a cada 10 anos seja feita uma revisão na parte de cabos e fios.

Tipos de cabos elétricos

Na hora de escolher os cabos elétricos, é necessário saber que existem algumas especificações dos tipos de cabos, como o condutor isolado, ou o cabo unipolar, que é constituído por um único condutor isolado provido de cobertura sobre a isolação.

Já o multipolar é um cabo flexível, pois é constituído por vários condutores isolados cobertos.  

Tudo para instalação elétrica

Gostou das nossas dicas sobre a instalação de cabos e fios? Aqui na Telhanorte nós temos uma categoria só de elétrica, para que não falte nenhum material na obra, desde caixas e quadros elétricos, até disjuntores, fusíveis, tomadas e interruptores.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.