Disjuntores e Fusíveis

Hoje em dia é impossível montar um circuito elétrico sem um quadro de distribuição com fusíveis e disjuntores que garantam a segurança do ambiente e das pessoas. Tanto os disjuntores quanto os fusíveis são dispositivos de segurança que interrompem o fluxo de energia elétrica quando detectam uma sobrecarga ou um curto-circuito.

Os disjuntores têm mecanismos mais complexos que desarmam quando identificam essas variações, enquanto os fusíveis queimam o filamento para impedir a passagem da corrente e tem que ser substituídos. 

Existem ainda os disjuntores DR que oferecem ainda mais segurança e podem ser usados em certos ambientes propensos ao risco de curto como banheiros e outras áreas molhadas. 

Confira os dispositivos de fusíveis e disjuntores que a Telhanorte separou para deixar a sua rede elétrica mais segura!

Disjuntor Steck, Schneider, Pial, Lorenzetti e mais!

Os disjuntores são peças essenciais para garantir a segurança elétrica em casas, apartamentos, prédios comerciais, lojas, fábricas e indústrias, entre outros tipos de imóveis.

A configuração adequada do quadro de distribuição é o que garante a eficiência e proteção da rede elétrica.

Afinal, você não quer perder toda fiação da sua casa por causa de um curto circuito que poderia ser contido por fusíveis e disjuntores nos locais certo, não é mesmo?

Na Telhanorte, você encontra as melhores marcas de disjuntor como Steck, Schneider, Pial, Lorenzetti e mais! 

Tipos de disjuntor: monopolar, bipolar, tripolar

O tipo de disjuntor que será instalado na sua casa vai depender da carga e da tensão que ele terá que suportar. Existe disjuntor de 10A, 16A,  25A, 32A, 40A, 63A e até 90A.

Essa configuração deve ser feita por um eletricista de acordo com os equipamentos de cada cômodo, por exemplo, que exigem um tipo de carga para funcionar.

O disjuntor monopolar, bipolar e o tripolar são diferentes, mas sua função é a mesma: proteger o circuito elétrico. Vamos conhecer melhor cada um para você saber quando usá-los:

Disjuntor monopolar

É usado em circuitos elétricos de uma fase como, por exemplo, os que formam a rede de iluminação e de tomadas. Essas redes são chamadas de monofásicas ou neutras e podem ser de 127V ou 220V.

Disjuntor bipolar

Como o nome diz são os circuitos com duas fases como o de chuveiros e outros equipamentos que exigem uma grande potência como aquecedores, forno elétrico, etc.

Disjuntor tripolar

Por último, temos o disjuntor tripolar que é colocado em circuitos com três fases (trifásico) que tem um desempenho mais eficiente e seguro que o monofásico e o bifásico.

Disjuntor DR

O disjuntor DR vai desarmar, barrando um curto circuito ou uma sobrecarga da rede de energia elétrica. Instalado no lugar certo, eles evitam, portanto, a queima de aparelhos da casa e protege a família de acidentes. 

Importância dos fusíveis na rede elétrica

Os fusíveis são tão essenciais no circuito elétrico de um imóvel residencial quanto os disjuntores. Como explicamos no início, sua função também é proteger a rede elétrica de curto circuitos e sobrecargas.

Ao contrário dos disjuntores que apenas desarmam para barrar esses eventos, os fusíveis queimam e precisam ser substituídos.

É importante destacar que a escolha do fusível está ligada a capacidade do circuito. Por exemplo: se a corrente elétrica chegar com uma intensidade muito grande, o fusível é ativado e queima para interromper o fluxo e o circuito desliga.

Se a capacidade do fusível for muito baixa ele não conseguirá conter com eficiência a sobrecarga ou o curto circuito, causando danos na rede. 

Então é preciso analisar com cuidado se no local será preciso de fusível de vidro de 1A, 2A, 3A, 5A,10A, 20A ou de 5x2 cm.

Dica: conte com o auxílio de um eletricista profissional para fazer a configuração da rede elétrico e a montagem dos circuitos. Se bem feito desde o início, você não vai precisar se preocupar no futuro. 

Onde comprar fusíveis e disjuntores? Vem pra Telhanorte!

Agora que você entende o papel dos fusíveis e disjuntores para manter sua casa segura, pode fazer as compras dos itens que o eletricista responsável pela sua obra indicou.

Aqui na Telhanorte você encontra os melhores preços de fusíveis de vidro e disjuntores e ainda completa sua compra com Caixas e Quadros Elétricos, Tomadas e Interruptores e mais!
Faça sua compra de Elétrica e tudo mais que sua obra precisa e receba no conforto da sua casa!

  • Calcule a Metragem 1Caixa
    Valor Total

    Quantidade
    Valor Total
    Off

Desculpe-nos. Não encontramos nenhum resultado para a sua busca.

X

Quer ver como este porcelanato ficaria no seu ambiente? Receba o seu espaço em 3D de graça!

Insira os dados abaixo e nossas projetistas entrarão em contato com você.
Cadastro realizado com sucesso! Entraremos em contato nas próximas 24 horas.